Investidores sociais independentes em debate

Por: GIFE| Notícias| 24/11/2014

Aproveitando o embalo do lançamento da última publicação GIFE sobre os Fundos Independentes, o redeGIFE destaca o trabalho de algumas organizações que vêm atuando com a mobilização e repasse de recursos a diversas organizações da sociedade civil, contribuindo para a promoção dos direitos humanos e justiça social no país.

Os investidores sociais independentes são organizações não governamentais, sem interligação direta com empresas, caracterizadas como fundos independentes, fundações comunitárias, instituições gestoras de fundos e institutos e fundações familiares.

No geral, a atuação dessas entidades é marcada por três características principais: independência (autonomia na definição das estratégias de investimento), doação (mobiliza doações para viabilizar o apoio financeiro a organizações sociais) e direitos humanos (atuação focada em desenvolvimento dos direitos humanos).

Normalmente, essas organizações operam selecionando, capacitando e acompanhando ONGs que trabalham diretamente com os problemas sociais. Por atuarem de forma independente, as doações – tanto de pessoas físicas como jurídicas – são essenciais para o sucesso do trabalho dos investidores sociais independentes.

Exemplos brasileiros

O ELAS Fundo de Investimento Social é um exemplo de organização que atua de forma independente. Seu investimento é focado na promoção e no fortalecimento do protagonismo, da liderança e dos direitos das mulheres, mobilizando e direcionando recursos para diversas iniciativas.

“O Elas Fundo de Investimento Social é uma organização que atua no Brasil há mais de 10 anos justamente como a única organização no país dedicada a apoiar projetos, organizações e iniciativas de mulheres, e já beneficiou centenas de organizações nesse período. O Fundo capta recursos junto a financiadores internacionais e nacionais e redistribui estes recursos através de concursos de projetos que acontecem regularmente. Neste sentido, o Fundo é um importante meio de conectar potenciais investidores”, explica Rosana Heringer, professora da UFRJ, colaboradora de AWID e Conselheira do Elas Fundo de Investimento Social.

Já o Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma fundação de direito privado, que tem como objetivo promover os direitos humanos no Brasil. A organização desenvolve suas atividades em duas linhas de atuação: doações via edital de projetos, para apoiar organizações e indivíduos; e fundo de pequenos projetos, para casos emergenciais e atender necessidades de formação e capacitação técnica.

Outro exemplo é o Fundo Baobá para Equidade Racial, que tem como objetivo mobilizar pessoas e recursos, dentro e fora do Brasil, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil afro-brasileiras. O Fundo Baobá também procura incentivar a cultura da doação para promover a justiça social no país, baseada nos princípios de efetividade, transparência e ética.

A publicação “Investimento Social Independente: para fortalecimento e autonomia das Organizações da Sociedade Civil” está disponível para download no site do GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional