Leitura e criação de imagens na infância: Instituto Arte na Escola lança Coleção Viu em live com Edith Derdyk, Paulo Pasta e Guto Lacaz

Por: Fundação Iochpe| Notícias| 09/10/2020

Publicado por: Fundação Iochpe

Os processos criativos das crianças não têm fronteiras, mas eles podem ser aguçados por meio de um olhar sensível para os desenhos que compõem o mundo à nossa volta.

É justamente para aprofundar esta sensibilidade que o Instituto Arte na Escola lança, em outubro, a Coleção Viu, que traça um percurso imagético para adultos e pequenos caminharem juntos e expandirem sua percepção sobre três elementos da linguagem visual: a cor, a forma e a linha.

Vivemos em um mundo que nos bombardeia de imagens por todos os lados. TV, internet, revistas, videogames. Na maioria das vezes, estas imagens nos são apresentadas interruptamente e sem nenhum filtro ou tempo para reflexão. Isso acontece da mesma forma com crianças de todas as idades. A Coleção Viu volta-se especialmente para crianças com idades entre 5 e 8 anos, quando estão no auge do processo de letramento e, portanto, precisam ser provocadas a criar e a perceber as imagens que as rodeiam.

Ao se deparar com a leitura de uma imagem ao invés de um texto, a criança apresenta menos resistência e maior disposição para aguçar seu olhar sensível. Aprender a ver e experimentar processos de criação é um passo importante nos primeiros contatos com o ensino de Arte.

Produzida com apoio do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social — Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e patrocínio da BIC®, a Coleção Viu coloca as crianças em contato com três grandes nomes da arte contemporânea brasileira: Edith Derdyk, Paulo Pasta e Guto Lacaz. Serão distribuídos 3.000 exemplares de cada livro para crianças de escolas públicas do Estado de SP.

No dia 12 de outubro – dia das crianças – os três artistas-autores participarão de uma live para celebrar a imaginação infantil e conversar sobre leitura e produção de imagens na infância. A mediação será da professora e pesquisadora Ana Angélica Albano.

12 de outubro | 17h

Link de acesso da live com os artistas: https://youtu.be/bX6p44uFGzQ

Saiba mais sobre a Coleção Viu: https://www.editorapeiropolis.com.br/conheca-a-colecao-viu/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional