Ministério do Meio Ambiente promove 2a edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade

Por: GIFE| Editais| 19/09/2016

Estão abertas as inscrições para a 2a edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.  O prêmio visa valorizar as atividades e projetos que buscam a melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, contribuindo para a implantação das Metas Nacionais de Biodiversidade.

Esta nova edição da premiação terá sete categorias: Sociedade Civil; Empresas; Iniciativas Comunitárias; Academia; Órgãos Públicos; Imprensa e Ministério do Meio Ambiente. Para as cinco primeiras categorias, serão avaliados em cada candidatura a efetividade quanto ao estado de conservação da espécie da biodiversidade brasileira foco do projeto, os impactos ambiental e social causados pela ação e sua inovação.

Já na categoria Imprensa, podem concorrer reportagens veiculadas até dois anos antes da divulgação do prêmio que influenciaram ou impulsionaram a realização de ações voltadas para a conservação da biodiversidade. Por fim, a categoria Ministério do Meio Ambiente é voltada para iniciativas realizadas por agentes públicos do Ministério ou suas vinculadas.

Cada categoria terá três finalistas e uma comissão julgadora determinará o vencedor. Ele será anunciado no dia 22 de maio de 2017, em evento comemorativo ao Dia Internacional da Biodiversidade, em Brasília. As iniciativas finalistas também concorrerão ao prêmio especial Júri Popular, cuja vencedora será eleita por meio de votação eletrônica.

Todas as iniciativas finalistas receberão certificado de participação e as ações vencedoras ganharão o troféu do Prêmio Nacional da Biodiversidade.

Inscrição e prazo

As inscrições para o prêmio vão até o dia 22 de outubro e devem ser feitas no site da premiação. O edital completo pode ser acessado aqui e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional