Negócios de impacto amazônicos já podem se inscrever na 2ª Chamada PPA

Por: GIFE| Notícias| 24/06/2019

 

Negócios e empreendedores de impacto que estejam gerando e fortalecendo uma nova economia, baseada na conservação dos recursos naturais e na valorização da sociobiodiversidade da Amazônia, já podem se inscrever na Chamada de Negócios PPA 2019.

Realizada pela Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) – grupo de empresas, organizações da sociedade civil (OSCs) e entidades internacionais que se uniram em 2017 em prol de fomentar novos modelos de desenvolvimento sustentáveis para a Amazônia –, a Chamada selecionará até 15 negócios ou iniciativas para participar do Programa de Aceleração da PPA.

A proposta é oferecer apoios aos empreendedores, como capacitações em temas estratégicos para desenvolvimento de negócios, mentorias de especialistas e assessorias sob demanda técnica, jurídica, contábil, entre outras.

Além da participação no programa, os negócios mais avançados concorrerão a investimentos financeiros de até R$ 800 mil durante uma rodada de investimentos a ser realizada pela PPA, seus parceiros e investidores, em dezembro de 2019, quando os empreendedores poderão apresentar suas soluções e negociar com potenciais investidores ao vivo. Os negócios finalistas também receberão mentorias de especialistas do ecossistema de negócios de impacto em processo de pré-aceleração durante os meses de outubro a dezembro de 2019.

Critérios

Para participar, as iniciativas devem estar localizadas ou se relacionar com a Amazônia por meio de suas cadeias de valor e atuar em uma das seguintes áreas: agricultura e pecuária sustentável; manejo e produção florestal sustentável e produtos da sociobiodiversidade; educação e bem-estar social aliados à conservação do meio ambiente; mitigação e adaptação às mudanças climáticas; produtos e serviços socioambientais; combate ao tráfico de animais, exploração ilegal madeireira e crimes ambientais; e redução de impacto em rios e florestas através de gestão de resíduos.

A Chamada de Negócios da PPA é coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) com apoio financeiro de Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), bem como atores do investimento social privado (ISP) tais como Instituto Humanize, Fundo Vale e FIIMP – Fundações e Institutos de Impacto – iniciativa empreendida por institutos e fundações interessadas em aprender sobre a jornada dos investimentos e negócios de impacto –, além de apoio técnico da Pipe.Social e outros parceiros estratégicos.

“A Chamada de Negócios PPA foi desenhada sob medida para a Amazônia. Queremos despertar o empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental para criar uma economia baseada na conservação, restauração e uso sustentável da Floresta Amazônica”, afirma Mariano Cenamo, diretor de novos negócios do Idesam e coordenador executivo da PPA.

Georgia Pessoa, diretora-executiva do Instituto Humanize, explica que, tendo como causas principais a sustentabilidade e a geração de renda, a motivação do Instituto para apoiar a iniciativa foi o desejo de contribuir para a construção de um ambiente favorável onde negócios de impacto possam florescer.

“Os recursos não-reembolsáveis estão cada vez mais escassos e as organizações da sociedade civil têm tido que buscar alternativas criativas para financiar suas atividades. Nesse contexto, os negócios de impacto têm sido uma aposta interessante e inovadora para a área socioambiental. O desafio é enorme, mas queremos contribuir para o crescimento desse ecossistema a fim de que tenhamos  no futuro uma pipeline robusta de negócios sustentáveis no país e que mais investidores entrem conosco nessa empreitada.”

Inscrições e processo seletivo

As inscrições devem ser feitas até dia 21 de julho no site da Chamada. Podem participar empreendedores, startups, negócios de base comunitária, organizações e empresas que estejam desenvolvendo negócios de impacto voltados à conservação da floresta, conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento socioambiental da Amazônia, com prioridade para iniciativas em operação, ainda que em estágios iniciais.

Do formulário deverão constar a descrição da atividade principal de cada negócio, detalhes sobre o planejamento e estágio atual de desenvolvimento financeiro, impactos e benefícios socioambientais, dentre outras informações.

O processo de seleção ocorrerá em três etapas: 1) Chamada de Negócios e Inscrição; 2) Habilitação e Classificação das Propostas; e 3) Entrevistas e Seleção dos Finalistas. Os negócios serão avaliados com base no estágio de desenvolvimento, proposta de impacto, grau de maturidade do empreendedor e equipe e potencial de mercado da solução. A avaliação dos negócios será realizada por um comitê técnico composto pela equipe do Idesam, comitê de empresas da PPA, Pipe.Social e demais investidores parceiros.

A divulgação dos negócios selecionados será feita no dia 30 de outubro.

Mais informações podem ser acessadas no regulamento da Chamada.


Apoio institucional