O Instituto Cooperforte e a Agenda 2030 da ONU

Por: Instituto Cooperforte| Notícias| 04/09/2020

Publicado por: Instituto Cooperforte

Adotada em setembro/2015 por 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 é resultado de um processo participativo global de mais de dois anos, no qual contribuíram governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa. Foram definidos 17 objetivos e 169 metas de ação para alcance até 2030, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e interrelacionada. A visão é ambiciosa, já que prevê um mundo livre dos problemas atuais mais complexos, tais como pobreza, miséria, fome, doença, violência, desigualdades, desemprego, degradação ambiental, esgotamento dos recursos naturais, entre outros. Diversos métodos e mais de 230 indicadores já foram elaborados para ajudar a monitorar globalmente a implementação dentro de cada país dos 17 ODS e das 169 metas.

No Censo GIFE 2016 foi perguntado aos associados da instituição – empresas, institutos e fundações que investem em projetos sociais, culturais e ambientais de interesse público – sobre seu envolvimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais da metade dos respondentes (51%) afirmou estar alinhando seus projetos/programas atuais aos ODS.

Embora o Instituto Cooperforte tenha adotado os Objetivos 4 e 8 em sua Orientação Estratégica, há que se reconhecer a impossibilidade de permanecer restrito a esses dois objetivos, dada a forma integrada e interrelacionada com que todos os ODS foram concebidos. Sobretudo pelo surgimento da pandemia do COVID-19 que, a partir de agora, coloca todos os entes (governos, empresas, OSCs e cidadãos) dentro de uma mesma arena, tornando os 17 ODS responsabilidade de todos.

Responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável são vias obrigatórias que devem ser trilhadas por todos, pois só com uma sociedade saudável, produtiva e inclusiva, as organizações poderão cumprir suas causas e propósitos em prol da construção de uma cultura de paz. Não há mais como uma empresa ou instituição coexistir sem estar seriamente engajada com esse compromisso.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional