Para diversificar produção qualificada de conhecimento sobre filantropia e investimento social, GIFE lança terceira edição de chamada de artigos acadêmicos

Por: GIFE| Notícias| 14/12/2020

Até 7 de fevereiro está aberto o envio de submissões para a 3ª edição da Chamada de Artigos GIFE, iniciativa que tem como objetivo conhecer e selecionar produções acadêmicas sobre filantropia e investimento social privado (ISP) e organizações da sociedade civil (OSCs). 

A primeira chamada de artigos, realizada em julho de 2018, foi pensada a partir da crença do GIFE de que a produção e disseminação de conhecimento sobre o tema é essencial para a promoção, diversificação e qualificação do campo. Na nova edição, além de promover a produção acadêmica a partir de diferentes autores, o GIFE busca incentivar o debate sobre filantropia, ISP e OSCs e uma maior conexão do campo com a academia. 

Podem participar da chamada pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação de qualquer área do conhecimento, desde que sua produção seja inédita, ou seja, realizada especificamente para a chamada e redigida em língua portuguesa. Além disso, os textos devem ter entre 16 mil e 26 mil caracteres com espaços. 

As produções podem conversar com um ou mais dos nove temas e subtemas que serão aceitos no contexto da filantropia, ISP e OSCs. São eles: pluralidade dos investidores sociais e atores do campo do ISP; institucionalidade dos investidores sociais e OSCs; relação do ISP com governos e políticas públicas; doação, grantmaking e fortalecimento das OSCs; abrangência temática, diversidade e inclusão; monitoramento, avaliação, comunicação e inovação; ambiente de atuação e espaço cívico; filantropia colaborativa, articulação e atuação coletiva no investimento social; e desafios contemporâneos e seus impactos sobre a filantropia e o investimento social. 

Seleção e inscrição 

O processo de seleção e publicação das produções será composto por oito etapas, que incluem admissão inicial dos artigos, avaliação técnica com observação de critérios eliminatórios e classificatórios – como relevância do tema, rigor e clareza da linguagem, consistência teórico-metodológica e fundamentação teórica -, e avaliação e seleção por um comitê externo sem identificação da autoria. 

Além dessas, outras etapas como adaptação, revisão editorial e checagem final acontecerão antes da diagramação e publicação dos textos. Ao final do processo, serão selecionados até seis artigos, cujos autores receberão R$ 3 mil. 

Todas as regras do edital estão disponíveis no regulamento. Para participar, é necessário enviar o texto em arquivo de Microsoft Word, OpenOffice ou RTF para o e-mail [email protected] até o dia 7 de fevereiro. 


Apoio institucional