Investimento social comunitário cresce e é visto como uma oportunidade

Por: GIFE| Notícias| 24/10/2013

ICom*

Em todo o mundo, e de formas cada vez mais sofisticadas, cidadãos estão dando vida ao investimento social comunitário. Estão criando e liderando novas organizações que mobilizam e investem recursos financeiros e outros ativos localmente, adaptando programas e práticas de forma a lidar com as necessidades particulares de suas comunidades e ampliando a conscientização sobre questões locais. Esses cidadãos estão reunindo lideranças comunitárias, fortalecendo a sociedade civil e planejando o futuro no longo prazo.

Organizações de investimento social comunitário estão se multiplicando. Entre 2000 e 2010, somente um desses tipos de organização, as fundações comunitárias, cresceu impressionantes 86%, com uma média de 70 instituições criadas a cada ano. São vários os fatores que têm sido citados para explicar esse crescimento, incluindo o apoio de outras instituições no desenvolvimento dessas fundações, seu modelo organizacional flexível, financiamentos de longo prazo e o aumento dos esforços para a construção e fortalecimento da sociedade civil em todo o mundo.

Em essência, esse tipo de investimento social é baseado no impulso de ajuda mútua entre pessoas de uma mesma comunidade, e esse é um ativo natural encontrado em todas as sociedades e culturas. De fato, muitos profissionais referem-se ao investimento social comunitário não só como uma forma de organização, mas também como uma expressão desse impulso de ajuda mútua.

Considerando que o investimento social comunitário é especialmente capaz de canalizar esse impulso em instituições locais duradouras, além de ter a flexibilidade de ser adaptado ao contexto e personalizado para os doadores locais, não é de se admirar que ganha cada vez mais espaço no quadro do investimento social.

*Texto produzido pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), com base no artigo “ Em defesa do Investimento Social Comunitário”.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional