Portal exclusivo sobre Cidades reúne iniciativas de todo o país

Por: Instituto Vedacit| Notícias| 03/09/2018

A partir de agora um portal exclusivo sobre cidades está disponível na web. O Futuro das Cidades engloba notícias sobre o mercado, iniciativas que estão acontecendo nas cidades brasileiras, ideias, tendências, cases e discussões sobre o amplo universo contemplado pelo conceito de Cidade.

À frente da iniciativa está o Instituto Vedacit. O projeto foi criado com objetivo de informar e estimular uma discussão diversa e construtiva. Entre os temas abordados estão Cidades Inteligentes, Cidades Criativas e Cidades Sustentáveis, que norteiam a atuação do Instituto.

Além de contribuir para a relevância do tema, o Portal mostra para a sociedade iniciativas feitas em todo o país. Dessa forma, inspira as pessoas a fazer o mesmo pela sua cidade, seu bairro ou até mesmo sua rua. “Acreditamos que a harmonia entre espaços urbanos, moradias e pessoas é que constroem as Cidades do Futuro. É fundamental mostrarmos uma série de ações que estão ocorrendo em nossas cidades, tornando-as lugares mais humanos, divertidos e inteligentes para se viver. Por isso, lançamos o projeto Futuro das Cidades”, explica Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.

O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população, além da integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.

Projetos

Seguindo esta linha, em seu primeiro ano de atuação o Instituto apoiou diversas iniciativas com Cidades como causa central. “Proteção e construção fazem parte do DNA da empresa. Entendemos que não existem cidades sem construção e não existem construções sem proteção. Logo, a harmonia entre espaços urbanos, moradias e pessoas é fundamental para construirmos as Cidades do Futuro”, afirma Marcos Campos Bicudo, Diretor Presidente da Vedacit e do Instituto Vedacit.

Entre os projetos patrocinados estão:

Cidades Criativas

Investe em projetos culturais que proporcionam maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão, fomentando a economia criativa e propiciando maior protagonismo das comunidades para a solução de problemas locais. São projetos que fazem intervenções visuais e preservam o patrimônio nas comunidades. São cinco iniciavas: Caravana Fotográfica, Ateliê de Dança, Perspective Hub-Unibes Cultural, Museu da Pessoa e Mestres de Obras.

Cidades Inteligentes

Responde às necessidades sociais e econômicas da sociedade. Os projetos elegem o desenvolvimento econômico como sua contribuição, baseando-se na preparação do jovem para o mercado de trabalho, fixando-o no local de origem.  São eles o Instituto Oportunidade Social e o Coletivo Jovem, este em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil e a ONG Associação Morumbi de Integração Social (Amis).

Cidades Sustentáveis

Projetos com o esporte a serviço da qualidade de vida e negócios sócias voltados para a moradia, visando proporcionar bem-estar as pessoas. São seis projetos: FIIMP- Lab de Finanças Sociais, Vôlei Valinhos, Instituto Esporte Educação, Instituto Patrícia Medrado, Moradigna e Vivenda.

Material produzido pelo Grupo Baumgart (Instituto Vedacit)

Apoio institucional