Prêmio da ONU busca ideias e soluções produzidas por jovens para desafios ambientais

Por: GIFE| Editais| 23/03/2020

Até o dia 10 de abril, estão abertas as inscrições para o prêmio Jovens Campeões da Terra 2020, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A chamada tem como objetivo selecionar e apoiar ideias, propostas e ações de pessoas entre 18 e 30 anos com potencial de gerar impacto ambiental positivo e responder aos maiores desafios ambientais do planeta com propostas para proteger ou restaurar o meio ambiente. 

Além de reconhecer iniciativas que já estão em curso para mudar os rumos do clima do planeta, a premiação também visa incentivar novas ações e disseminar a urgência do tema. 

Ao final do processo, serão escolhidas sete pessoas, uma de cada região do planeta – África, Ásia e Pacífico, Ásia Ocidental, Europa, América Latina e Caribe e América do Norte -, para receber um financiamento inicial, além de sessões de mentoria. 

Participação 

Para participar, os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos, trabalhar há pelo menos seis meses com o projeto, ter uma ideia de impacto ambiental e uma pessoa de referência que confirme sua proposta e possa recomendá-los. 

Além de viajar para a Cerimônia de Premiação – com custos cobertos pela ONU -, os selecionados deverão gravar vídeos e produzir blogs periodicamente, que serão divulgados no site da iniciativa. 

Seleção e cronograma  

São quatro os critérios de seleção: os três Ps (benefício para o planeta e população e prosperidade – ou seja, capacidade de sustentabilidade e viabilidade financeira – da ideia); os três Cs (pessoa curiosa, corajosa e criativa); comprometimento e experiência prévia com sua ideia; e a força da pessoa endossarão as iniciativas. 

Na primeira etapa, um grupo de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) ficará encarregado de analisar as inscrições e selecionar os finalistas regionais. 

Em maio, os escolhidos deverão preparar vídeos curtos apresentando suas ideias. O material será analisado por um juri global, que irá escolher os sete vencedores em julho. A divulgação dos nomes está prevista para setembro ou outubro, durante a Cerimônia de Premiação dos Campeões da Terra. Confira aqui o cronograma. 

Inscrições 

Os interessados em participar devem realizar a inscrição neste link


Apoio institucional