Prêmio ECO reconhece as melhores empresas e práticas de gestão empresarial para a sustentabilidade no Brasil

Por: GIFE| Editais| 03/07/2017

Estão abertas as inscrições, até o dia 31 de julho, para a 35ª edição do Prêmio ECO, iniciativa que visa reconhecer as melhores empresas e práticas de gestão empresarial para a sustentabilidade no Brasil que contribuam para o sucesso econômico da empresa, para a construção de uma sociedade mais justa e próspera e para a preservação do meio ambiente do país.

Podem concorrer à premiação empresas privadas, públicas e de economia mista, em diferentes grupos ou categorias: grande porte, pequeno e médio porte e as microempresas e startups. Propostas produzidas no âmbito dos Institutos e Fundações empresariais poderão ser inscritas, contanto que a inscrição direta seja feita pela empresa mantenedora e que a prática inscrita produza impactos diretos sobre as atividades da empresa.

A premiação conta com duas categorias. A primeira – Sustentabilidade em Processos – envolve processos de negócio que passaram a levar em conta atributos de sustentabilidade, tanto na sua própria operacionalização quanto nas políticas que os orientam e nos indicadores que avaliam seus resultados. Como exemplos de processos podem ser considerados: aquisição de insumos e serviços em geral; logística/serviços de abastecimento; fabricação de produtos/prestação de serviços; gestão de pessoas, comunicação e outros processos de apoio; logística/serviços de distribuição; comercialização e pós-venda; entre outros.

A segunda categoria – Sustentabilidade em Produtos ou Serviços – refere-se a produtos e serviços ou linhas de produtos e serviços que possuem atributos de sustentabilidade incorporados. Estes atributos devem fazer parte do ciclo de vida do produto ou serviço, ou seja: na concepção/design; na fabricação/elaboração; na distribuição; consumo/prestação e no descarte/reutilização.

Para participar, os concorrentes deverão enviar um relato geral sobre a prática, indicando, entre outras informações: Aspectos Gerais da Prática e Resumo do Caso; Relevância para o Negócio; Aspectos Inovadores Relacionados à Prática; Contribuição da Prática para o Desempenho da Empresa; Resultados Sociais e Ambientais obtidos com a Prática; Gestão da Prática Relatada; e Possibilidade de Disseminação, Replicação e Continuidade.

O prêmio irá reconhecer 10 iniciativas, sendo seis de grandes empresas, duas de pequenas e médias empresas e outras duas de microempresas e startups. As empresas vencedoras irão receberão troféus a serem entregues em cerimônia.

 

Inscrições

Mais informações sobre a premiação podem ser obtidas no regulamento da premiação. As inscrições devem ser feitas na plataforma (clique aqui).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional