Prêmio Empreendedor Social chega a sua 16ª edição

Por: GIFE| Notícias| 06/04/2020

Estão abertas as inscrições para a 16ª edição do Prêmio Empreendedor Social, realizado desde 2005 pela Folha de S.Paulo em parceria com a Fundação Schwab. 

O prêmio tem como objetivo reunir, premiar e divulgar iniciativas inovadoras e sustentáveis que proponham soluções práticas para populações em situação de risco social e/ou ambiental. Os participantes devem residir no Brasil, independente de sua nacionalidade, e suas propostas podem estar relacionadas às áreas dispostas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como agricultura, meio ambiente, cultura, desenvolvimento local, educação, habitação, inclusão, saúde e outras. 

Cooperativas, negócios sociais e organizações da sociedade civil (OSCs) de todo o Brasil podem participar da seleção, desde que se encaixem em uma das três categorias: Prêmio Empreendedor Social, Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro e Troféu Grão. 

Prêmio Empreendedor Social

É a categoria destinada exclusivamente para negócios sociais, organizações híbridas e outras organizações com modelos consolidados com, pelo menos, três anos de funcionamento. Para concorrer, as soluções precisam fazer uso de tecnologia e práticas de mercado para ganhar impacto e escala. Entre os prêmios estão bolsas de estudos em instituições como Harvard, nos Estados Unidos, e Fundação Dom Cabral; consultoria jurídica e mentorias personalizadas; e participação em fóruns nacionais e internacionais. 

Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro 

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro é destinado a empreendedores com até 38 anos, que estejam à frente de cooperativas, negócios sociais, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), organizações não governamentais e startups com foco socioambiental que funcionem há, pelo menos, um ano. Nessa categoria, os empreendedores concorrerão à participação em um programa de imersão no Reino Unido com as despesas pagas pelo British Council, apoio das aceleradoras Artemisia, Quintessa e Yunus e participação em fóruns de investidores. 

Troféu Grão

Lançada no ano passado, a categoria Troféu Grão tem como objetivo reconhecer iniciativas socioambientais sem fins lucrativos com alto potencial de impacto e um ano ou mais de atuação. Bolsas de estudos em instituições brasileiras como ESPM, FGV e Fundação Dom Cabral; programas de aceleração e mentoria; e acesso a fóruns de investidores estão entre os prêmios.

Seleção 

Com exceção dos critérios de idade e funcionamento dos negócios próprios de cada categoria, as propostas serão julgadas da mesma forma. A comissão organizadora fará a triagem de inscrições considerando inovação, impacto, perfil empreendedor, sustentabilidade financeira e governança. Os selecionados deverão responder um novo questionário com mais questões sobre sua trajetória e da organização, além de enviar a documentação comprobatória. 

Os semifinalistas serão visitados por membros do Comitê Avaliador, que escolherá os vencedores, a serem divulgados em novembro, durante a cerimônia de premiação em São Paulo. 

Inscrições 

Os interessados em participar devem realizar a inscrição até 3 de maio no site do Prêmio de acordo com sua categoria. Eventuais dúvidas devem ser sanadas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (11) 3224-3605 /2226. 


Apoio institucional