Projeto TransFormar é destaque em livro sobre relação entre famílias e escolas

Por: GIFE| Notícias| 12/08/2019

Por: Instituto João e Maria Backheuser (IJMB)

O livro “Diálogo escola-família”, publicado pela Fundação Santillana e pela Moderna, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, traz uma série de reflexões sobre a relação família x escola e propõe roteiros de abordagem sobre os temas. Um dos cases de sucesso citado é o Projeto TransFormar, do Instituto João e Maria Backheuser (IJMB).

O projeto é relatado no capítulo que trata de “Uma experiência real de transformação da relação escola-família” e registra o experimento de transformação no município de Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro. Lá, as ações do TransFormar são exemplificadas como o oferecimento de encontros para manter um diálogo aberto sobre desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, além do apoio e trabalho em conjunto.

“O projeto Conversas com as Famílias visa a melhoria do relacionamento entre família e a escola em prol do aprendizado do aluno. Entendemos que estes dois atores são peças importantes na educação das crianças. A escola tem o papel de orientar os responsáveis como um apoio para a evolução do aluno, deixando suas portas sempre abertas para receber a comunidade”, ressaltou Anna Backheuser, presidente do IJMB. E ainda acrescentou, “O projeto continua no mesmo formato desde o início do trabalho, mas os temas estão mais abrangentes. Através do nosso monitoramento, observamos a maior aproximação, com cumplicidade, da escola-família e uma cultura leitora dentro das casas. Esperamos que esse resultado seja só o começo”, afirmou.

A diretora-presidente da CE – CEDAC, Tereza Perez, responsável pela organização do livro, falou da importância da publicação. “Este livro parte do entendimento de que a escola presta um serviço à comunidade e às famílias, e é corresponsável por ensinar e educar as crianças, os adolescentes e os jovens. Seja privada ou pública, seu papel e seu compromisso não mudam”, afirma.

O livro está disponível para download nos links abaixo:

– http://www.comunidadeeducativa.org.br/wp-content/uploads/2019/06/Dia%CC%81logo_site.pdf


Apoio institucional