Rede Dinheiro e Consciência lança edital sobre moda consciente

Por: GIFE| Editais| 02/09/2019

Até 8 de setembro estão abertas as inscrições para a 1ª Chamada de Negócios da Moda Consciente – Rede Dinheiro e Consciência

A Rede Dinheiro e Consciência tem como objetivo fazer com que cada vez mais pessoas se conscientizem sobre o uso sustentável e responsável dos três tipos de dinheiro: compra, investimento e doação. Com apoio da Pipe.Social, a instituição busca, com esse primeiro edital, selecionar e financiar negócios que geram impacto positivo social, ambiental, cultural e econômico na cadeia da moda. 

Serão aceitas iniciativas ou ideias de empresas, cooperativas e organizações da sociedade civil (OSCs) brasileiras que tenham como missão solucionar um problema socioambiental ou cultural ou melhorar a qualidade de vida da população e/ou do meio ambiente, além de englobar em seu escopo de atuação a aceleração do desenvolvimento sustentável na produção da moda brasileira.  

Temas e Seleção 

Para participar da chamada é necessário que as iniciativas conversem com pelo menos um dos nove temas: produção de fibras e filamentos (como algodão orgânico); fiação; tecelagem, malharia e tratamento de couro; tinturaria/acabamento ou estamparia; confecção; comercialização e distribuição; reuso e tratamento de resíduos na cadeia produtiva; tecnologias que suportam a transformação na cadeia produtiva; e capacitação de profissionais para a transformação da cadeia produtiva. 

Uma comissão será responsável por selecionar 30 finalistas com base no alinhamento com o tema da chamada, maturidade do negócio, maturidade financeira do negócio, nível de inovação, oportunidade comercial e potencial de mercado. 

Até 15 negócios poderão ser selecionados para receber sessões de mentoria financeira e estratégica, que terão início em outubro. Em seguida, passarão por um processo de análise aprofundada de risco de crédito e due diligence. Os aprovados poderão concorrer a ofertas de empréstimos voltados para a moda consciente, que variam entre R$ 100 mil e R$ 1 milhão. 

Inscrições 

As inscrições devem ser realizadas até 8 de setembro mediante preenchimento do formulário no site da Pipe. Todas as informações sobre a chamada estão no regulamento. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].


Apoio institucional