Retrospectiva: confira conteúdos especiais e em novos formatos produzidos ao longo de 2020

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 17/12/2020

 

A produção de conhecimento, sobretudo a respeito de saúde, cresceu exponencialmente durante a pandemia de Covid-19. Muitos falam, inclusive, que o cenário pode até ser retratado como uma infodemia, isso é, o excesso de informações, nem sempre acertadas ou verdadeiras, sobre determinada temática. 

O GIFE, ao lado de diversos veículos de comunicação, precisou adaptar seu planejamento, sobretudo no que diz respeito à produção de reportagens sobre a atuação do investimento social privado (ISP), a filantropia e as organizações da sociedade civil (OSCs). 

Uma das grandes novidades do ano foi a estreia do Especial redeGIFE, reportagem mensal sobre temas relevantes para o ecossistema do investimento social e da filantropia. Nesse produto, o GIFE se propõe a ir na direção oposta da infodemia citada acima, produzindo um conteúdo multimídia composto por texto, dados, entrevistas com especialistas na temática retratada, imagens, vídeos, podcasts e infográficos, reunidos em um formato dinâmico. 

Como não poderia ser diferente, a primeira edição, lançada em julho, sob o título Desigualdades estruturais delineiam agendas prioritárias para recuperação no pós-pandemia, trouxe um balanço dos efeitos da crise e do complexo cenário de desafios que já era possível avistar com cinco meses de pandemia no país, além de um panorama da atuação do ISP para responder e minimizar os efeitos da pandemia.

Depois desse, outros especiais vieram, mês a mês, discutindo questões relevantes: 

Participação social e democracia

A superação do dilema entre ambiental e socioeconômico é a chave para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

21 oportunidades para a atuação do investimento social privado no desenvolvimento sustentável das cidades em 2021;

Equidade racial: o que o investimento social privado tem a ver com isso?;

Legados de 2020

Infográficos 

Muitas edições do Especial redeGIFE contam com dados e informações sistematizadas de um jeito diferente, mais dinâmico, com o objetivo de facilitar a leitura e engajar as pessoas na compreensão e compartilhamento do conteúdo. O infográfico do Especial redeGIFE sobre Amazônia apresenta a composição da Amazônia Legal e seus 772 municípios e 27,5 milhões de habitantes e traz dados sobre desmatamento, desenvolvimento social, água e saneamento e sobre os povos indígenas presentes na região. 

Já a produção realizada para o Especial redeGIFE sobre Cidades Sustentáveis faz uma síntese das 21 oportunidades para a atuação do ISP no desenvolvimento sustentável das cidades em 2021, divididas em 11 áreas, como cidadania, educação, infância, ODS, saneamento básico, saúde e outras.  

Além desses, o GIFE publicou ao longo do ano outros infográficos que traduziram visualmente temas e informações relevantes para o setor.

No âmbito do Censo GIFE 2018, foi produzida uma série de infográficos interativos com o objetivo de dinamizar a forma de dispor e disseminar os achados e conteúdos da pesquisa realizada bienalmente. Ao todo, foram oito produções abordando diversidade no campo, grantmaking, filantropia colaborativa, práticas institucionais do ISP, avaliação, entre outros temas. Confira todos no portal Mosaico

Outros infográficos abordam temáticas de interesse do setor, como estratégias e boas práticas de organizações associadas ao GIFE reconhecidas pelo Prêmio Melhores ONGs 2019. O reconhecimento, realizado anualmente desde 2017, analisa as instituições em cinco áreas: 1. causa e estratégia de atuação; 2. representação e responsabilidade; 3. gestão e planejamento; 4. estratégia de financiamento; 5. comunicação e prestação de contas. 

A partir dos aprendizados e achados do Seminário Internacional Espaço Cívico e Fortalecimento da Sociedade Civil, foram produzidos outros três infográficos: Incidência política para fortalecimento da sociedade civil, Comunicação por uma sociedade livre e Panorama e agenda da produção de conhecimento sobre o terceiro setor.

Um segundo infográfico sobre a atuação do Grupo de Conhecimento no Investimento Social, do GIFE, acaba de ser lançado. O conteúdo é resultado de reuniões de avaliação e planejamento realizadas pelo Grupo em novembro e sintetiza as reflexões dos participantes sobre a atuação do coletivo ao longo de 2020, apontando algumas das demandas e lacunas às quais a iniciativa responde, bem como potencialidades e temas explorados no campo da produção de conhecimento e pautas presentes no radar para 2021.

Além disso, um infográfico foi destinado a apresentar um panorama da iniciativa Emergência Covid-19, principal frente de ação do GIFE dedicada a coordenar e otimizar a atuação do investimento social privado, da filantropia e das organizações da sociedade civil na resposta às consequências da pandemia de Covid-19. A produção aborda não só os tempos dessa atuação – imediato, curto e médio prazo e médio e longo prazo -, mas também os temas de maior incidência. As oito temáticas citadas são: saúde, proteção social e econômica, educação, apoio às OSCs, apoio à gestão pública municipal, apoio ao empreendedorismo, negócios de impacto social e geração de emprego e renda, segurança e apoio à cultura e ao bem-estar. 

Podcasts 

Seguindo o movimento de diversificar os formatos das produções, 2020 também marcou o aumento da produção de podcasts. Ainda no ano passado, pesquisas já afirmavam crescimento expressivo no consumo desse formato. Este ano, o GIFE deu início a mais duas séries. 

Uma delas integra o Especial redeGIFE. O episódio de estreia contou com a participação de Neca Setubal, presidente dos conselhos do GIFE e da Fundação Tide Setubal, para debater desafios e perspectivas no Brasil e a importância de uma articulação cada vez mais estratégica entre as instituições do investimento social privado e destas com a sociedade civil e o poder público para o enfrentamento das desigualdades e o desenvolvimento dos territórios.

O segundo episódio da série contou com a participação de Maíra Souza, líder de portfólio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Michel Chagas, gestor de Ciência do Instituto Serrapilheira; e Mohara Valle, gestora de conteúdo do Instituto Ibirapitanga, para discutir o papel do ISP no combate ao racismo.

Também integram a produção de 2020 os podcasts da Agenda de Avaliação do GIFE. Até o momento, a série conta com dois episódios, que debatem práticas de avaliação em tempos de pandemia e contribuições da avaliação em projetos educativos

Por fim, a série Grantmaking traz em cada episódio uma pessoa entrevistada para falar sobre a experiência de sua própria organização a partir de diferentes temas que são de interesse dos associados e participantes da RT de Grantmaking, como articulação em rede, atuação internacional e uso de ferramentas na gestão de grants.

ISP Por, Notas Técnicas e Sustenta OSC 

Mesmo sem a realização de eventos presenciais, o GIFE continuou lançando as edições da série O que o Investimento Social Privado pode fazer por…?, criada para debater agendas nas quais a atuação do setor ainda é tímida para responder às atuais demandas. 

Ao longo de 2020, foram quatro lançamentos (Gestão Pública, Direitos das Mulheres, Migrações e Refugiados e Segurança Pública e Justiça Criminal), que juntam-se aos quatro temas lançados anteriormente (Cidades Sustentáveis, Equidade Racial, Mudanças Climáticas e Água).

A produção de conhecimento também tomou o formato de Notas Técnicas, produções curtas e objetivas com o objetivo de debater conceitos, oferecer orientações técnicas e detalhamentos sobre práticas e modos de fazer em diferentes áreas de atuação da filantropia e do investimento social. As três edições lançadas até agora abordam Como criar uma cultura avaliativa nas organizações, Boas práticas na relação entre financiadores e donatários e Avaliação e equidade

2020 também marcou o encerramento do projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil (Sustenta OSC). Entretanto, instituições continuam atuando na temática, inclusive em uma das frentes do projeto: produção de conhecimento. O ano marcou o lançamento de mais dois volumes da Coleção Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil: Agenda da sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil no Supremo Tribunal Federal e Marco regulatório das organizações da sociedade civil: avanços e desafios

Produção de conhecimento durante a pandemia 

2020 também foi o ano de renovação da SINAPSE, a biblioteca virtual do GIFE. O ambiente de navegação foi repaginado para ampliar a disponibilidade de tipos de conteúdos, facilitar a busca e deixar o acesso mais dinâmico e direto. Em meio a novas funcionalidades de busca e categorização dos conteúdos, a ferramenta conta com uma nova categoria, destinada a reunir a produção de conhecimento sobre e no contexto da pandemia. 

Em ‘Impactos e enfrentamento à Covid-19’, é possível acessar e fazer o download de diversos conteúdos em texto e audiovisual relacionados à atuação da filantropia, do investimento social e das OSCs no enfrentamento ao novo coronavírus e seus impactos e consequências para o setor como um todo. Acesse

Vídeos

Em razão do distanciamento social, foram realizadas inúmeras reuniões online e transmissões, o que colaborou para uma grande movimentação do canal do GIFE no YouTube. Além de pequenas pílulas de vídeo gravadas por lideranças e representantes do investimento social privado e da filantropia, a plataforma conta com gravações de encontros das Redes Temáticas do GIFE, bem como das diversas discussões realizadas no âmbito do Trilho do 11º Congresso GIFE, que teve seu início em agosto, durante a Semana do Investimento Social. 

Os vídeos abordam temas diversos, como filantropia pelo mundo, investimento social familiar, blended finance, fundos patrimoniais, cooperação e investimento social por cidades justas e sustentáveis, financiamento baseado em relações de confiança, entre outros. 

Também estão disponíveis as gravações dos lançamentos dos guias da série O que o Investimento Social Privado pode fazer Por?; eventos realizados no âmbito do projeto Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil (Sustenta OSC), como o Seminário Internacional; produção audiovisual no Especial redeGIFE sobre participação social e democracia; e os oito WebHours GIFE, série de encontros virtuais que se propõe ao debate contínuo das ações estratégicas para o investimento social e a filantropia em face da Covid-19 em torno dos esforços de conexão, troca e colaboração em tempos de isolamento social.

Ao todo, o canal reúne mais de 400 vídeos de conteúdos, webséries e debates diversos sobre filantropia e investimento social. Navegue aqui.


Apoio institucional