Uma das redes temáticas mais antigas do GIFE, LEQT lança site próprio

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2020

Contribuir para o desenvolvimento democrático da cultura escrita no Brasil por meio de ações coordenadas e cooperativas entre poder público e sociedade civil, de modo a superar fragmentação e descontinuidade nas políticas e programas de promoção da leitura e a obter mais e melhor impacto. Essa é a missão da Rede Temática Leitura e Escrita de Qualidade para Todos (RT LEQT), que acaba de lançar seu site para reunir informações sobre o direito ao livro, à leitura, à escrita e às bibliotecas.

Uma das mais antigas redes temáticas do GIFE, a LEQT, criada em 2012, divide sua atuação em grupos de trabalho e combina saberes e conhecimentos das mais de 80 organizações, que atuam no campo da promoção da leitura, da educação e da cultura, para articular ações em diferentes frentes. 

Nas mais de 40 matérias e reportagens publicadas sobre a Rede no site do GIFE – que agora também estão no site da LEQT e podem ser pesquisadas por filtros como data, categorias e palavra-chave -, diversos integrantes atestam que um dos pontos fortes do grupo está na sua constituição: ao mesmo tempo em que é formado por organizações grandes e com alto potencial no quesito financeiro, o espaço também é composto por organizações pequenas, com atuação local e comunitária. Todos os saberes são reconhecidos e considerados, fazendo com que cada organização contribua com a constituição da Rede. 

Produções 

Uma das produções de destaque da LEQT é o conjunto de Indicadores LEQT – Qualidade em Projetos de Leitura. Tratam-se de parâmetros criados para ser utilizados em processos avaliativos ou de monitoramento de projetos no campo da leitura realizados em escolas, bibliotecas públicas e privadas e em outras ações comunitárias. 

O documento apresenta um cruzamento dos indicadores entre seis dimensões (política, estrutura, formação de profissionais/mediadores de leitura, práticas de promoção da leitura, mudanças e eventos de leitura) e três esferas (escolar, bibliotecas públicas e bibliotecas e ações comunitárias). Além de nomear os indicadores e suas respectivas descrições, a pesquisa também apresenta as formas de cálculo para que cada realidade possa avaliar seus projetos e ações de leitura. 

O documento pode ser acessado a partir da aba Biblioteca no novo site, onde também se encontram outras produções da rede, como o relatório Ação no Território: Nova Iguaçu – RJ, que relata a trajetória de atuação da rede no território fluminense desde 2017, escolhido de forma conjunta pelo grupo. 

Além das produções próprias, a biblioteca da LEQT também conta com dicas de materiais e conteúdos sobre assuntos diversos dentro do universo da leitura. As publicações são divididas nas categorias formação de leitores, pesquisas e indicadores e políticas de leitura e escrita. 

Outras funcionalidades 

Além de trazer a Carta de Princípios da rede, que apresenta todo o funcionamento e compromissos do grupo, o site conta com uma aba destinada à Agenda, com eventos de interesse sobre a temática do livro e leitura, os posicionamentos públicos assinados pela rede reunidos na aba Nossas Ações e uma funcionalidade de Contato, além do botão para assinar a newsletter da RT. 

Navegue pelo novo site


Apoio institucional