Vem aí a 33ª conferência anual da American Evaluation Association

Por: GIFE| Notícias| 21/10/2019

Entre os dias 11 e 16 de novembro, a cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, será palco da conferência anual da American Evaluation Association (AEA). A 33ª edição do evento terá como tema Caminhos para o Futuro da Avaliação: Contribuição, Liderança, Renovação e contará com a presença de representantes do grupo de avaliação do GIFE

A escolha do tema levou em consideração o momento atual em termos sociais, no qual discussões são carregadas de vieses ideológicos, o que acentua a dificuldade das pessoas de encontrar pontos de concordância. Nesse sentido, “o papel da avaliação é fornecer conclusões confiáveis e baseadas em evidências sobre a qualidade, importância e valor do que é relevante para a sociedade atualmente”.

Avaliadores, usuários de processos avaliativos, instrutores, estudantes do tema e escolas de avaliação podem participar do evento. O fio condutor da programação promoverá uma reflexão sobre as contribuições do passado e do presente no tema para a sociedade e considerará os pontos que necessitam de liderança para avançar. A partir dessas reflexões é que os participantes refletirão sobre a renovação da avaliação como processo e como profissão. 

Entre conferências, palestras, workshops e reuniões, a ideia é debater quatro eixos: 1. Quais experiências, métodos e práticas melhor preparam para endereçar questões atuais, como migração e mudanças climáticas?; 2. Como é possível inovar e adaptar métodos para garantir que a avaliação enderece os desafios sociais atuais e possibilite que comunidades tenham discussões produtivas e baseadas em informação?; 3. Como garantir que as práticas de avaliação sigam o compromisso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e realmente sejam efetivas em promover equidade, diversidade e proteção de direitos humanos?; e 4. Como trazer competências de liderança para as avaliações?

As plenárias foram organizadas por Tessie Tzavaras Catsambas, presidente da AEA, que irá compartilhar sua visão sobre prioridades e questões mais importantes no tema da avaliação atualmente. Em seguida, três mesas tratarão dos caminhos possíveis para o futuro da avaliação, como liderança para avaliadores, a priorização do que realmente importa em um processo avaliativo e reflexões e contribuições de líderes no tema. Confira mais detalhes.

Mais informações sobre a programação da conferência podem ser consultados neste link.

 


Apoio institucional