Visão Brasil 2050 propõe olhar atento aos limites do planeta

Por: GIFE| Notícias| 24/05/2021

“No Brasil, as empresas têm como grande responsabilidade ditar o ritmo e a direção do progresso tecnológico. Em paralelo, com avanços no conhecimento e consumidores mais conscientes, as políticas públicas induzirão processos produtivos eficientes e menos intensivos na utilização de recursos não renováveis e geradores de poluição.”

A reflexão faz parte do resumo executivo da publicação Visão Brasil 2050. Produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o documento traz uma agenda renovada e ambiciosa, com orientações para empresas contribuírem de forma concreta com uma visão de futuro para uma sociedade mais justa, resiliente e sustentável no país.

A edição foi inspirada no projeto Vision 2050 – The new agenda for business, do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), cujo objetivo é traçar um caminho para garantir atividades econômicas e uma presença humana mais sustentável no planeta até o ano de 2050.

Com base em projeções e expectativas oferecidas por empresas, órgãos governamentais e representantes da sociedade civil, a publicação propõe alguns caminhos para as lideranças desses setores em seu processo de tomada de decisão em favor de uma economia sustentável.

Com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o estudo se tornou ainda mais relevante. Por isso, foram feitas análises socioeconômicas da sociedade brasileira. A edição reúne os objetivos para 2050 e os nove temas de referência prioritários para a consolidação dos rumos pelo desenvolvimento sustentável, avaliando ameaças e riscos que podem comprometer o sucesso da empreitada e apontando oportunidades e áreas – ou pilares – para uma atuação concertada de todos os atores relevantes.

Acesse a publicação na íntegra.


Apoio institucional