No último Especial redeGIFE de 2021, membros do Conselho de Governança do GIFE falam sobre os desafios enfrentados no segundo ano da pandemia, as agendas em evidência no setor e as principais oportunidades de atuação para institutos, fundações e empresas no próximo ano.
(em bilhões)
No Data Found
O recém-lançado Censo GIFE 2020 confirma o maior engajamento da história do investimento social privado brasileiro ao mostrar um aumento de 53% de doações em relação ao valor reportado em 2018. Dessa vez, foram R$ 5.3 bilhões investidos pelas organizações respondentes do Censo, um número inédito.
No Data Found
A demanda pelo envolvimento das organizações do ISP em pautas atuais de interesse público independe do foco de atuação – considerando que muitos dos temas em voga atualmente são de responsabilidade coletiva e demandam a união de esforços para promoção de avanços significativos.
É cada vez menos aceitável, por exemplo, que organizações não desenvolvam práticas e ações afirmativas para promover a inclusão de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTQIA+ em seus quadros de colaboradores, ou que não tenham metas e planos para uma atuação que busque gerar menos impacto ao planeta, compromisso reafirmado durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima (COP 26), realizada em Glasgow, na Escócia.
O aprofundamento das desigualdades sociais ocasionado pela pandemia também pôde ser visto na educação. Com o fechamento das escolas para conter a disseminação do vírus, crianças e jovens precisaram transferir a sala de aula para a sala de casa.
O desafio da conectividade no país – considerando que não apenas as escolas públicas, mas a grande maioria dos estudantes das redes estaduais e municipais de ensino não têm acesso a equipamentos de qualidade e à banda larga de internet em suas casas – dificultaram o acesso ao ensino remoto durante esse período. Somados a isso, o aumento do desemprego e a volta do país para o Mapa da Fome fizeram com que muitos jovens abandonassem os estudos para trabalhar e complementar a renda familiar.
Considerando os múltiplos debates e temáticas que permearam os últimos tempos, o Especial redeGIFE de dezembro de 2021 conversou com os membros do Conselho de Governança da organização para traçar um panorama dos aprendizados do ano, as agendas essenciais para o próximo período, e as possibilidades de atuação para institutos, fundações e empresas em 2022.
Natália Passafaro
COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO
Leonardo Nunes
ASSISTÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
Estúdio Cais
REPORTAGEM/TEXTO
Estúdio Cais
INFOGRÁFICO
Marina Castilho
DESIGN & DESENVOLVIMENTO