Guia orienta como escolher ONG de confiança para realizar doações

Por: GIFE| Notícias| 26/09/2016

O desejo de milhões de brasileiros em ajudar uma causa social pode esbarrar, algumas vezes, na questão: “será que essa instituição é confiável?” Para aproximar pessoas interessas em fazer doações das organizações não-governamentais idôneas, a ChildFund Brasil desenvolveu o “Guia completo para escolher a ONG que merece a sua confiança”.

A coordenadora de Marketing da ChildFund Brasil, Danielle Ferreira, conta que a ideia de lançar o material surgiu da necessidade da organização estar mais envolvida com as pessoas por meio da internet.

“Queríamos nos posicionar como uma organização que conversa com o público e que realmente tem interesse em ajudar as pessoas a entenderem o universo das doações e apadrinhamentos feitos de forma online. Então, criamos essa publicação com o intuito de apoiar o usuário a entender de uma forma mais profunda o que é uma organização, trazendo informações que devem ser levadas em consideração antes de optar por uma entidade”, explica.

O guia aponta cinco fatores: história da organização social; transparência e resultados; projetos e campanhas; praticidade ao efetuar a doação; e segurança em transações financeiras.

Para cada um destes fatores, a publicação apresenta quais aspectos devem ser investigados. No item ‘História da Organização Social’, por exemplo, é preciso analisar há quanto tempo a instituição atua, qual é a abrangência do trabalho realizado, quais parceiros a entidade mantém, se a missão apresentada pela iniciativa é plausível, entre outros. Já em ‘Transparência e Resultados’, o guia orienta a analisar onde será empregada a contribuição e como é feita a demonstração contábil da organização social.

Até o momento, mais de mil pessoas já demonstraram interesse no material, que está disponível apenas em formato digital. “Optamos pelo ebook por conta do próprio comportamento que a sociedade vem desenvolvendo nos últimos anos de buscar informações online”, aponta Danielle.

Acesse

Para ter acesso ao ebook, basta preencher um pequeno formulário no site da ChildFund Brasil. Após o cadastro, o guia ficará disponível para o download.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional