Quem somos

O GIFE  – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas é uma plataforma de fortalecimento da filantropia e do investimento social privado no Brasil.  Acreditamos que uma sociedade civil organizada, autônoma, plural, atuante e fortalecida é fundamental para a construção de um país mais justo, democrático e sustentável.

Por isso,  promovemos espaços de diálogo e colaboração entre as organizações, produzimos e compartilhamos conhecimento a partir de pesquisas, análises e debates, buscando referências inovadoras para o constante aprimoramento da atuação dos associados e para o fortalecimento do setor.

Atualmente, contamos com uma rede de mais de 160 associados que, somados, aportaram R$ 5.3 bilhões em investimento social no ano de 2020, segundo dados do Censo GIFE, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros.

Há 25 anos, atuamos em diálogo contínuo com o setor, com o objetivo de diversificar e expandir o campo, e também para contribuir para o exercício pleno da cidadania e para a promoção do desenvolvimento social no país.

Valorizamos a diversidade da rede que construímos e fomentamos e entendemos que as diferentes visões e formas de atuação criam e desenvolvem soluções para o amplo espectro de atuações do Investimento Social Privado.

Histórico

O GIFE é a associação dos investidores sociais do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas. Nascido como grupo informal em 1989, o GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, foi instituído como organização sem fins lucrativos, em 1995. Desde então, tornou-se referência no país no tema do investimento social privado.

Para conhecer mais sobre a instituição, confira o documentário Em Movimento. Lançado em 2015, o filme faz um regate da história da sociedade civil brasileira nos últimos 20 anos, e traz o contexto no qual o GIFE e outras organizações relevantes como o Instituto Ethos e a Abong surgiram. O ‘Em Movimento’ relembra marcos importantes como as Diretas Já, a Constituição de 1988, a Rio92, o surgimento do programa Comunidade Solidária, e outros, analisados pelos conselheiros do GIFE na época. Confira:

Missão

Aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum.

Visão 2020

Um setor de investimento social relevante e legítimo, que abrange diversos temas, regiões e públicos; formado por um conjunto sustentável e diversificado de investidores.

Objetivo

Contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica de institutos e fundações e de outras entidades privadas que realizam investimento social voluntário e sistemático, voltado para interesse público.

Apoio institucional