Atuação em Rede

A atuação de organizações da sociedade civil a partir da articulação e formação de redes é uma tendência crescente. Na busca por novos caminhos para ganhar escala, efetividade e testar formas inovadoras de resolver problemas complexos, essas redes de organizações (em alguns casos também conhecidas por coalizões) têm oferecido uma série de oportunidades de ampliação do impacto, atuando de forma coletiva e permitindo o compartilhamento de aprendizados e a soma de expertises e recursos na busca por objetivos comuns.

O GIFE estimula a atuação conjunta ao promover ambientes de articulação para diálogo, troca, produção de conhecimento, modos de fazer e ação conjunta em diversos níveis. Para isso, presta apoio e suporte no  acompanhamento e mobilização das redes, fomentando debates de assuntos estratégicos, conexões possíveis e integração com organizações parceiras, criando oportunidades de ampliação e fortalecimento e estimulando a autonomia, diversidade e inovação.

As redes, no âmbito do GIFE,  contam com a coordenação de, no mínimo, dois associados que participam ativamente da organização e condução das reuniões, imprimindo ritmo aos trabalhos e identificando sinergias entre os membros naquele tema específico. 

 

Sobre as Redes Temáticas (RTs) do GIFE

As redes temáticas (RTs) são uma das iniciativas do GIFE que visam gerar interesse e fomentar a discussão em torno de uma temática específica, de forma regular e contínua. Elas podem ser relacionadas a temas transversais e/ou perenes do Investimento Social Privado, como avaliação, grantmaking ou comunicação, e/ou tratar de estratégias mais finalísticas das organizações como, por exemplo, saúde, cultura ou leitura e escrita.

 

Sobre as Redes Regionais (RIS) do GIFE

São espaços de articulação regionais criados para que investidores de uma determinada localidade possam se conhecer, trocar experiências, buscar soluções conjuntas para desafios regionais e refletir sobre temáticas transversais do ISP. Isso se dá por meio da promoção de encontros, eventos, cursos e atuação em rede, fortalecendo assim o investimento social privado em âmbito local.

 

Sobre os Grupos do GIFE

Os grupos de trabalho (GTs) são formados a partir da necessidade de dialogar sobre uma determinada temática estratégica com potencial de fortalecer e legitimar o investimento social privado como setor. São eles: Grupo de Conhecimento no ISP, Grupo de Avaliação no ISP e Grupo Sustenta OSC.

 

SAIBA MAIS: