Quem somos

O GIFE é a associação dos investidores sociais do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou empresas. Nascido como grupo informal em 1989, o GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, foi instituído como organização sem fins lucrativos, em 1995. Desde então, tornou-se referência no país no tema do investimento social privado.

A Rede GIFE é marcada pela diversidade de seus associados, tanto na origem – podendo ser empresarial, familiar, independente ou uma organização comunitária – quanto em seus temas e formas de atuação. São atualmente 129 associados (clique aqui para conhecê-los) que, somados, investem por volta de R$ 3 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros.

Nosso papel central é gerar conhecimento a partir de articulações em rede para aperfeiçoar o ambiente político institucional do investimento social e ampliar a qualidade, legitimidade e relevância da atuação dos investidores sociais privados.  Para tal, temos oito agendas estratégicas prioritárias que guiam a atuação do GIFE, sendo:

Para conhecer mais sobre o GIFE, confira o documentário Em Movimento. Lançado em 2015, o filme faz um regate da história da sociedade civil brasileira nos últimos 20 anos, e traz o contexto no qual o GIFE e outras organizacões relevantes como o Instituto Ethos e a Abong surgiram. O ‘Em Movimento’ relembra marcos importantes como a Constitutição de 88, a Rio92, as Diretas Já, o surgimento do programa Comunidade Solidária, e outros, analisados pelos conselheiros do GIFE na época. Confira:

Missão

Aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum.

Visão 2020

Um setor de investimento social relevante e legítimo, que abrange diversos temas, regiões e públicos; formado por um conjunto sustentável e diversificado de investidores.

Objetivo

Contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica de institutos e fundações e de outras entidades privadas que realizam investimento social voluntário e sistemático, voltado para interesse público.

Confira nosso posicionamento, lançado em 2014

Acreditamos na capacidade transformadora do investimento social. Transformar as instituições e transformar a nossa vida em sociedade são hoje condições para a construção de um pais mais justo, inclusivo e sustentável.

A sociedade deve estar no centro do investimento social privado. Seu papel e potencial transformador ganha forma na sua capacidade de reconhecer e assimilar as demandas e necessidades da sociedade.

Para isso, o investimento social possui instrumentos poderosos ligados à mobilização dos recursos da sociedade e do capital privado, à capacidade de assumir riscos e promover inovação e ao papel da sociedade no fortalecimento das políticas públicas e no exercício do controle social sobre o Estado.

Como investidores sociais, devemos ser capazes de incorporar a dimensão pública na gestão de recursos privados. Estruturas de governança fortes e a ampliação da transparência são vetores fundamentais para assegurar o devido equilíbrio entre os interesses público e privado e um diálogo aberto e efetivo com grupos sociais.

Confira o documento sobre o  Novo-posicionamento-Gife .

FacebookTwitterLinkedInGoogle+