Retrospectiva 2014: redeGIFE lembra os destaques do ano

Por: GIFE| Notícias| 22/12/2014

O ano de 2014 foi repleto de acontecimentos. Debates e reflexões marcaram a agenda socioambiental, com alta produção e compartilhamento de conhecimento. Além dos materiais informativos e formativos lançados por organizações atuantes no setor, o GIFE lançou publicações, trouxe para o Brasil uma biblioteca virtual, colocou no ar seu canal de vídeos e focou ativamente nas redes sociais.

Buscamos conectar pessoas e promover debates para o fortalecimento do setor. Nesse sentido, o redeGIFE encerra o ano com uma retrospectiva dos assuntos que marcaram 2014. Confira:

Esporte e cidadania

Em ano de Copa do Mundo, dedicamos uma cobertura especial ao evento. Em duas edições do boletim focadas no tema, além de matérias sobre o assunto, o redeGIFE apresentou fatos e reflexões de organizações da sociedade civil que atuam com programas, projetos e campanhas ligados ao esporte.

Entre as reportagens, destacamos uma entrevista exclusiva com Toninho Nascimento, secretário nacional de futebol e defesa dos direitos do torcedor do Ministério do Esporte, sobre o legado social da Copa da Mundo. Por outro lado, abrimos espaço para um movimento da sociedade civil apontar problemas relacionados à organização do megaevento. Francisco Carneiro, integrante da ANCOP (Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa), contou o que, na opinião da entidade, não funcionou durante a preparação da Copa do Mundo no Brasil.

Ainda na linha do esporte e cidadania, o boletim abriu espaço para parceiros como o Atletas pelo Brasil, uma das principais organizações atuantes na causa, discutir questões como a Lei 12.868, uma política pública que estabelece regras de gestão para as entidades que recebem recursos públicos.

Eventos

Um importante evento da área em 2014 foi o Congresso GIFE, realizado em março. O foco foram quatro eixos – inovação, impacto, escala e redes. Toda a cobertura foi publicada no site do Congresso, incluindo vídeos com entrevistas.

A Conferência Ethos 2014 também foi destaque, trazendo para o público um “olhar 360⁰” para a sustentabilidade e a inovação social.

O GIFE esteve presente no WINGS Fórum 2014, em Istambul, na Turquia. O tema do evento foi The Power of Networks e destacou conteúdos ligados à inovação e ao fortalecimento de lideranças no desenvolvimento de investimento filantrópico e social em todo o mundo. Veja como foi.

O XII Encuentro Iberoamericano de la Sociedad Civil foi outro momento que contou com cobertura do redeGIFE. Considerado um dos mais importantes eventos do setor na América Latina, a iniciativa promoveu a troca de conhecimento entre atores do campo social no continente. Confira o relato.

Também foi bastante discutida em 2014 a pauta da primeira infância. Um destaque foi o IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, que teve como tema Fortalecendo as potencialidades dos adultos para que promovam o desenvolvimento das crianças. O evento trabalhou o papel do Estado e da família na formação e no desenvolvimento da criança, além de mostrar casos de famílias que exercem a parentalidade como ponto fundamental para o crescimento pleno e seguro das crianças.

Na ocasião foram lançadas duas pesquisas relacionadas à educação infantil: “”Educação Infantil em debate: A experiência de Portugal e a realidade brasileira” e “O impacto no desenvolvimento da Primeira Infância sobre a aprendizagem”.

Ainda no campo da educação, o Seminário Internacional Educação + Participação = Educação Integral colocou o assunto em debate, buscando contribuir para o direcionamento de políticas públicas voltadas à educação integral. Ao longo do evento foi apresentado um panorama sobre essa concepção de educação e os desafios relacionados à articulação entre organizações não governamentais (ONGs) e escolas públicas para promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Tivemos ainda a Virada Sustentável. Durante quatro dias, o movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil ofereceu mais de 100 atrações, abordando o assunto sob diferentes perspectivas. O GIFE marcou presença no evento com o debate: “”Como soluções inovadoras e negócios sociais estão transformando as cidades?””

Avaliação em debate

O tema da avaliação é sempre muito relevante. Na linha da educação infantil, 2014 recebeu o Primeiro Seminário Nacional de Avaliação da Educação Infantil. Este procurou contribuir com a disseminação de experiências nacionais, além de estimular a reflexão de como essas ações podem colaborar com o debate de uma política nacional na perspectiva da garantia dos direitos da criança. Além disso, foi ressaltada a importância de se alinhar o investimento social privado às reais demandas da sociedade civil.

Durante o seminário “Avaliação para o Investimento Social Privado” realizado no Rio de Janeiro as fundações Roberto Marinho, Itaú Social e Maria Cecilia Souto Vidigal apresentaram uma série de experiências. Confira o registro.

O artigo Planejamento e avaliação de projetos sociais: o marco lógico revisitado, de Maria Cecília Prates Rodrigues, professora-convidada do programa de Parceria com Organizações Sociais (POS) da Fundação Dom Cabral (FDC) aborda como o tema da avaliação evoluiu ao longo dos últimos anos dentro das organizações brasileiras.

Cultura de doação

O redeGIFE aproveitou a oportunidade do lançamento da publicação “”Investimento Social Independente: para fortalecimento e autonomia das organizações da sociedade civil”” para discutir a cultura de doação. Nos últimos meses o assunto foi amplamente abordado, sob diferentes perspectivas, em nossos boletins.

Destaque para o #diadedoar, uma campanha global de doação que busca colocar em contato pessoas e organizações que desejam exercer sua responsabilidade social a partir da filantropia. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos com o GivingTuesday, esta crescendo no Brasil e articulou dezenas de ações pelo país.

Associados do GIFE que trabalham com Fundos Independentes também comentaram como a cultura de doação pode mudar o cenário de mobilização de recursos no Brasil, destacando sua importância para fortalecer a sustentabilidade de organizações da sociedade civil. O Movimento Arredondar e a BrazilFoundation tem atuado nessa linha. Para Mônica de Roure, vice-presidente e diretora executiva da organização da BrazilFoundation, criar uma cultura de doação que fortaleça às organizações sociais é, hoje, crucial. Há 15 anos a entidade tem trabalhado para gerar e investir recursos em projetos sociais de organizações da sociedade civil que colaborem para o desenvolvimento e transformação das realidades sociais no Brasil. Para saber mais acesse o link.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fechou uma parceria inédita com a Poup (plataforma online que trabalha com o conceito de cashback), com o objetivo de estimular as pessoas a investirem o valor economizado em suas compras online, na educação, saúde e desenvolvimento de crianças do mundo todo, que se encontram em situação de vulnerabilidade. Leia aqui.

Marco regulatório

Em matéria especial destacamos quatro dimensões centrais que estiveram em pauta na iniciativa chamada de Plataforma para um novo Marco Regulatório: transparência e controle social; liberdade de organização e funcionamento; imunidades e isenções tributárias; incentivos fiscais para iniciativas de interesse público. Confira.

Acesso à cultura

Entrevistas com especialistas são frequentemente trabalhadas no boletim. Um exemplo foi o bate-papo com Stela Barbieri, da Bienal de Artes de São Paulo, sobre o investimento social em arte, cultura e cidadania. Confira.

Compartilhando conhecimento

Em março, o GIFE promoveu o lançamento da segunda edição do Guia de Governança para Fundações e Institutos Empresariais. A publicação apresenta discussões relevantes, como a importância da prestação de contas e a relação com conselhos.

Os GrantCrafts, parceria com o Foundation Center, são uma iniciativa de compartilhamento de experiências que, ao longo de uma série de edições já lançadas, vem apoiando a qualificação de investidores sociais. Os quatro guias lançados em 2014, entre eles o de Transparência, estão disponíveis na página.

O Global Philanthropy Data Charter é um relatório, apresentado durante o WINGs Fórum, sobre o uso de dados na filantropia. A ideia é desenvolver um padrão de princípios que possa ajudar o setor a tirar o máximo proveito de novas oportunidades.

Fechando o ano com uma grande notícia, o GIFE trouxe para o Brasil o Sinapse, uma biblioteca virtual viabilizada a partir da parceria com o Foundation Center. O espaço é um hub de conteúdo sobre investimento social e terceiro setor. Inicialmente ele foi alimentado por associados, mas pode agora receber conteúdo de qualquer organização, com curadoria do GIFE. Confira.

GIFE nas redes

Em 2014 lançamos nosso canal no Youtube! Confira os vídeos que preparamos ao longo do ano, incluindo a cobertura completa do Congresso.

No Twitter e no Facebook o GIFE continua crescendo, conectando pessoas e destacando temas que aparecem no site, nos eventos que cobrimos e nas publicações lançadas. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional