12 cidades devem garantir legado social para após 2014

Por: GIFE| Notícias| 15/04/2013

Na última semana, foi realizada em São Paulo a abertura do projeto de mobilização de governos e sociedade civil nas 12 cidades-sedes da Copa Mundo de 2014. Por meio dessa iniciativa serão planejadas e estruturadas ações para a construção e garantia do legado social e esportivo da Copa.

Projeto, que conta com o investimento social da CCR e Instituto Votorantim, ambos associados ao GIFE, prevê discussões para formulação de um plano de ações voltada ao fomento do esporte nas cidades. São três encontros em cada cidade: no primeiro é levantado um diagnóstico da cidade, no segundo pretende-se construir o plano em si e por último as ações são apresentadas e divulgadas para sociedade e o poder executivo municipal.

O projeto Cidades da Copa, idealizado pelo Instituto Esporte & Educação com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Rede Esporte pela Mudança Social, UNICEF, SESC e Atletas pela Cidadania, debate o legado, tanto tangível como intangível, que os eventos esportivos da Copa do Mundo e as Olimpíadas irão deixar para a cidade e a população.

Presidente do Instituto Esporte & Educação, a ex-atleta Ana Moser acredita que o número de praticantes de esporte na cidade de São Paulo pode duplicar após a Copa do Mundo e Olimpíadas. “Vivemos o grande momento do esporte, mas temos dificuldade em ver um legado para além das construções. O esporte precisa se organizar para agregar valor e legitimidade no seu discurso. Juntar as forças é o caminho que acreditamos e é a premissa do Cidades da Copa”

Para o coordenador do Instituo Votorantin, Diogo Quiterio, o financiamento a este tipo de iniciativa busca ampliar e qualificar a discussão sobre o esporte como um direito, além de identificar formas mais assertivas de participação do investimento social (com recursos e boas práticas). “O Instituto Votorantim acredita que o esporte é uma ótima ferramenta para a formação de jovens, pois alia qualidade de vida ao desenvolvimento de habilidades físicas e afetivas e valoriza a trajetória escolar e profissional. O Projeto Cidades da Copa tem o desafio estratégico de mapear e integrar as políticas públicas, os projetos, as organizações sociais e as empresas que compartilham desses valores.”, afirma Diogo.

Outra investidora social do projeto, a CCR também acredita ser muito importante discutir o legado que um evento desse porte deixará para as cidades. “”O apoio ao Cidades da Copa reforça nosso comprometimento com o tema e a crença da CCR de que o esporte é um importante fator de instrumento de inclusão social.”, relata o responsável pela Sustentabilidade doGrupo CCR, Francisco Bulhões.

Além de São Paulo, o projeto já foi lançado nas cidades Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro, mobilizando mais de 40 organizações. Nessas cidades, um plano de ação para o esporte elaborado com todos os atores da sociedade envolvidos no projeto já foi entregue às respectivas Câmaras dos Deputados.

Presente no evento de lançamento, o Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, Celso Jatene, afirma que o governo municipal está envolvido nesse movimento. “É importante criar a cultura do esporte, sendo que a Copa do Mundo é mais um capítulo dessa cultura. É um comando muito forte envolvido nesse projeto, e com essa parceria vamos conseguir que a prática esportiva se torne uma rotina”.

Saiba mais sobre o Projeto. http://www.esporteeducacao.org.br/?q=node/3091

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional