1ª rede socioambiental de mídia do país

Por: GIFE| Notícias| 30/09/2011

Com o objetivo de “disseminar ideias e soluções socioambientais para um novo Brasil”, a Folha de S.Paulo lança uma iniciativa pioneira: a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

Ela é composta por finalistas dos prêmios Empreendedor Social (em sua sétima edição em 2011) e Empreendedor Social de Futuro (na terceira edição). Dessa maneira, o jornal torna-se o primeiro grupo de mídia no mundo a promover, selecionar, divulgar e articular líderes sociais brasileiros.

“O lançamento reflete a consolidação de um projeto de longo prazo que a Folha se propôs a desenvolver a partir de 2005, com a criação do Prêmio Empreendedor Social, que seleciona e chancela líderes sociais inovadores, sustentáveis e com forte impacto em políticas públicas e na sociedade em geral”, diz o editor-executivo da Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila.

Terceiro setor: novos canais de comunicação
“Com a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, a Folha vai além da busca e da seleção de ideias comprovadamente eficazes para os problemas socioambientais brasileiros e passa a divulgar essas ações de forma integrada nos canais do Grupo Folha”, afirma Patrícia Trudes da Veiga, editora de Suplementos e do Empreendedor Social.

O leitor se beneficiará com mais informações sobre o terceiro setor e novos canais de comunicação. Por meio do site www.folha.com.br/empreendedorsocial, pode-se ter acesso a notícias sobre cooperativismo, negócio social e práticas socioambientais. No endereço, há também dicas sobre ações de sustentabilidade, perfis de empreendedores sociais e informações de iniciativas inovadoras.

Debates e documentário
Faz parte da iniciativa a série “Diálogos com a Rede Folha”, que realizará mensalmente debates na internet sobre assuntos de grande relevância ao país, com produção da TV Folha e transmissão pela Folha.com.

Além disso, a rede será tema de um documentário em formato de série, a ser produzido pela TV Folha, e articulará o 3° Fórum de Empreendedorismo Socioambiental, em 2012.
Sobre os prêmios

O Prêmio Empreendedor Social, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Fundação Schwab, está em sua sétima edição. Já o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha de S.Paulo, está no seu terceiro ano. Ambos buscam reconhecer líderes sociais que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas. Em 9 de novembro, a Folha de S.Paulo divulgará os vencedores e finalistas dos prêmios, com circulação, no dia 10, de um caderno especial com o perfil detalhado dos finalistas de 2011.

Os concursos socioambientais têm patrocínio da Ernst & Young Terco e apoio estratégico de Artemisia; Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor); Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor); Figueiredo Lopes, Golfieri, Reicher, Storto Advogados; IGesc (Gestão para Organizações da Sociedade Civil); Neurônio; sitawi e The Hub.

Outros apoiadores são ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), Ashoka, CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), Ethos, Folha.com, Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), ONG Brasil, P&B Comunicação, Planeta Voluntários, Sator e UOL.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional