1º Seminário Brasil Literário acontece em dezembro no Rio de Janeiro

Por: GIFE| Notícias| 25/11/2015

Nos dias 2 e 3 de dezembro, acontece no Rio de Janeiro o 1º Seminário Brasil Literário, promovido pelo Movimento por um Brasil literário, uma iniciativa que conta com adesão de aproximadamente 10 mil pessoas, 15 instituições parceiras e 23 Núcleos de Literatura, sendo em 13 estados brasileiros e um em Bruxelas, na Bélgica.  Entre os apoiadores estão o Instituto C&A, a Associação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Instituto Ecofuturo e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF).

O evento, que terá como tema central “Que é isso que a literatura – e só ela – tem a oferecer que nos põe em movimento?”, contará com uma programação aberta ao público sobre a leitura literária, direito à literatura, políticas e planos de livros e bibliotecas.

Elizabeth Serra, presidente do Movimento por um Brasil literário, destaca que são muitas as conquistas para a formação de leitores ocorridas nos últimos 20 anos, mas o caminho para a consolidação de uma política educacional e cultural que valorize a leitura literária como ela merece é longo, sendo ainda necessário vencer resistências de todo tipo.

Entre os palestrantes estão Christine Baena Castilho Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo; Elizabeth D`Angelo Serra, responsável pela administração e coordenação de projetos desenvolvidos pela FNLIJ; e Gabriela Gibrail, coordenadora do Comitê Proler Paraty, da Biblioteca Nacional e do Projeto Biblioteca Casa Azul.

As inscrições são limitadas a 260 participantes e devem ser feitas pelo site. O evento será na Fundação Casa de Rui Barbosa (rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional