1º Seminário Internacional de Democratização Cultural

Por: GIFE| Notícias| 03/09/2007

Realizado pelo Grupo Votorantim, o 1º Seminário Internacional de Democratização Cultural propõe-se a consolidar conhecimento atualizado sobre o tema, fomentando discussões públicas sobre a questão do acesso cultural, por meio de painéis com mais de 20 especialistas brasileiros e estrangeiros.

Durante dois dias, serão discutidos temas como o consumo cultural, a influência da arte na formação do indivíduo, cidadania cultural e novas formas de circular e consumir cultura. Serão realizadas três conferências e quatro mesas redondas, precedidas de apresentações de projetos bem sucedidos que trabalham a democratização do acesso às artes.

O Grupo Votorantim trará especialistas e pesquisadores brasileiros e do cenário internacional, que contribuirão com o debate conceitual e prático sobre a democratização cultural. Entre os convidados nacionais, está a pesquisadora Isaura Botelho, responsável pelo estudo O uso do tempo e as práticas culturais na região metropolitana de São Paulo, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP. Participam ainda Celso Frateschi, atual presidente da Fundação Nacional de Arte – Funarte; Danilo Santos de Miranda, diretor do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo – SESC-SP; e Célio Turino, Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura.

Entre os expoentes internacionais estão o sociólogo francês Olivier Donnat, especializado em pesquisas quantitativas de hábitos e de comportamento cultural, ligado ao Ministério da Cultura daquele país; o norte-americano, Jerome Hausman, estudioso de arte-educação; o chileno Guillermo Sunkel, estudioso de práticas culturais e autor do livro Consumo Cultural na América Latina; além da australiana Anne Bamford, coordenadora da pesquisa Global Research Compendium on the Impact of Arts and Design within Education, na divisão de Artes e Cultura da UNESCO.

O evento é aberto ao público e deve reunir decisores de políticas públicas, proponentes de projetos culturais, gestores culturais, acadêmicos e formadores de opinião. O 1º Seminário Internacional de Democratização Cultural é gratuito e acontece no Theatro São Pedro, em São Paulo. Para participar, basta se inscrever no site www.votorantim.com.br/seminario. As vagas são limitadas.

Data e Local:
Dias 30 e 31 de agosto (das 9h às 18h).
Theatro São Pedro.
Rua Barra Funda, nº. 171, Barra Funda – São Paulo/ SP.
Inscrições:
http://www.seminariocultural.com.br/site/inscricoes/index.asp.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional