“3M busca idéias para promover a “”tecnologia social”” “

Por: GIFE| Notícias| 05/06/2006

A 3M do Brasil lançou em maio – como parte das celebrações pelos seus 60 anos de atividades no País -, o Instituto 3M de Inovação Social. A organização idealizada pela empresa localmente segue a política global de responsabilidade social da companhia, com o desenvolvimento de ações em diversos países.

Com o objetivo de promover o conceito de tecnologia social, o instituto busca metodologias de transformação social, desenvolvidas com a participação da população e aplicadas ao seu cotidiano, gerando soluções simples para a inclusão social e melhoria de suas condições de vida. Dessa forma, a atuação e o compromisso do Instituto 3M estão focados no incentivo e no investimento em pesquisas que tragam inovações para o desenvolvimento social, divulgando e efetivando sua aplicação nas comunidades.

Com investimento estimado em R$ 600 mil para o primeiro ano, a 3M motivará a produção de idéias viáveis e, paralelamente, a formação de redes de relacionamentos na busca por descobertas e soluções sociais, contando com a participação de estudantes universitários, jornalistas e funcionários da própria empresa.

Assim, o Instituto lança dois concursos para dar início as suas atividades. O primeiro é direcionado a estudantes universitários de todo o Estado de São Paulo, que poderão inscrever trabalhos (monografias, dissertações, estudo de caso, pesquisas qualitativas e trabalhos de conclusão de curso), desde que já avaliados por suas faculdades, e que tenham sido desenvolvidos entre 2005 e 2006 (até o mês de julho). Os trabalhos devem contemplar as áreas de educação, energia, habitação saúde e meio ambiente.

Já o segundo é voltado para jornalistas e comunicadores. O objetivo aqui é incentivar a produção de reportagens sobre a questão social, principalmente as com destaque para iniciativas e descobertas de caráter tecnológico-social, em beneficio às comunidades carentes. O objetivo é reconhecer o trabalho jornalístico que, por meio de reportagens e matérias, possibilitam a difusão de iniciativas e descobertas. Está aberto para cinco categorias de mídias: jornal, revista, televisão, rádio e internet.

O regulamento completo de ambos os concursos, bem como as fichas para inscrição, estão no site www.instituto3m.com.br .

Conheça alguns dos principais projetos e programas sociais da 3M:

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional