3M do Brasil premia jornalistas e estudantes

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2007

Com o objetivo de aplicar tecnologias sociais que promovam o desenvolvimento das comunidades onde a 3M do Brasil atua, o Instituto 3M de Inovação Social divulgou nas últimas semanas os vencedores do I Prêmio 3M de Jornalismo e de Estudantes Universitários.

A iniciativa dá visibilidade aos projetos dos estudantes e às descobertas de caráter sócio-tecnológico divulgadas por profissionais da imprensa, em benefício das comunidades. “”Nosso objetivo, por meio destas premiações, é divulgar e descobrir novas tecnologias sociais replicáveis””, revela Carmella Carvalho, presidente do Instituto 3M.

Reconhecendo esses trabalhos, os Prêmios também pretendem gerar conteúdo sobre o tema, para incentivar a discussão e aplicação de tecnologias e conceitos que motivem o desenvolvimento social. Os dois concursos, que estão na primeira edição, serão reformulados para ampliar a participação e a difusão de conhecimentos sobre as questões sociais.

Categoria mídia impressa – Revista
Luciano Lopes da Fonseca, do Jornal do Brasil Ecológico
Retrata um sistema de irrigação usado no nordeste brasileiro, inspirado na figura da mandala, que proporciona o uso racional da água e dos recursos naturais.

Categoria mídia impressa – Jornal
Luanda Nera, do jornal O Estado de São Paulo
Reportagem sobre o site Portal da Ajuda (www.portaldaajuda.org.br), que recebe doações e faz intermediações entre doadores e instituições sociais.

Categoria mídia eletrônica – Televisão
Patrícia Lauretti, do sistema de Rádio e TV Unicamp
Reportagem sobre o projeto de inclusão digital desenvolvido por voluntários na periferia de Campinas (SP), que ensinam os conceitos básicos de informática aos moradores locais.

Categoria mídia eletrônica online – Internet
Andréa Malavolta, do portal de informações da Prefeitura de Campinas
Notícia sobre o sistema de hortas comunitárias instaladas em escolas, instituições e centros de saúde para promover a reeducação alimentar, saúde e geração de renda.

Vencedores do I Prêmio 3M para Estudantes Universitários
A equipe vencedora foram os alunos do curso de Relações Públicas da Faculdade Metrocamp, de Campinas: Égea Rosane Berenguer, Márcio Luiz Soares, Michelle Cristine Peretti, Roseli Thomaz Yunes, Rubens José Gualdieri Júnior e Vânia Lúcia Araújo Silva, orientados pela professora e doutora Maria José da Costa Oliveira e pela professora Silvana Maria Nader.

Eles desenvolveram pequenas cumbucas de massa de pão, o Emsopão, utilizadas para servir sopa aos moradores de rua. Além de alimentar, a massa elimina problemas ambientais e de higiene causado por embalagens descartáveis de isopor, alumínio ou plástico.

Para saber mais sobre o prêmio e as ações da 3M do Brasil, acesse: www.instituto3m.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional