4° Encontro GIFE do Grupo de Leitura e Biblioteca

Por: GIFE| Notícias| 17/12/2013

Aconteceu no dia 14 de novembro de 2013 o 4° encontro sobre leitura e biblioteca, cuja pauta principal foi a retomada do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), dando continuidade às reuniões que vinham sendo realizadas ao longo deste último ano pelo grupo de investimento social privado em Leitura e Biblioteca do GIFE, uma iniciativa do Instituto Ecofuturo, Editora FTD e Instituto C&A.

Este novo encontro deu sequência à estratégia de ampliar conhecimento sobre “”os retratos da leitura e escrita no Brasil””, dados de pesquisa, desafios e oportunidades nas relações público-privado, programas de governo e iniciativas existentes para a efetividade de políticas públicas. Como resultado esperam-se sinergias e conexões entre as ações já existentes e promover o nascimento de outras que possam fortalecer a inclusão da população brasileira na cultura escrita com apoio do investimento social privado, para romper com o isolamento tradicional das iniciativas.

Foi fortemente ressaltada a importância que este grupo pode assumir de realmente “tomar conta” do PNLL, influenciando e mobilizando outros atores para sua rápida aprovação, e acompanhando sua implementação. O investimento social privado pode construir um apoio político para que o plano possa avançar, propondo uma interlocução mais ampla e convergente pelo PNLL, considerando que a promoção da leitura é um ato político de emancipação do país.

HISTÓRICO

A noção de que a construção de cultura de leitura e escrita é um desafio e a certeza de que é necessário unir esforços para assegurar a efetividade da Lei 12.244/10, que determina que até 2020 todas as escolas do País, públicas e privadas, devem ter uma biblioteca, uniram o Instituto Ecofuturo e a Editora FTD na realização do painel Fronteiras do Investimento Social no Incentivo à Leitura, que aconteceu no dia 27 de março de 2012 como parte das atividades paralelas do 7º. Congresso GIFE.

Luiz Percival Leme Britto, doutor em linguística, falou sobre “Cenário e desafios para construir uma cultura de leitura no Brasil: a leitura para além do óbvio” e Christine Castilho Fontelles, diretora de educação e cultura do Instituto Ecofuturo, apresentou o “Cenário de políticas públicas de leitura e biblioteca”, fruto do trabalho de advocacy desenvolvido pelo Ecofuturo nesta área.

A abertura do encontro foi realizada por Izabel Toro, representante da Editora FTD, que apresentou dados sobre Investimento Social Privado em Promoção de Leitura, obtidos por meio de pesquisa realizada com as 31 organizações inscritas no painel – associados do GIFE que atuavam ou pretendiam iniciar investimento com foco em leitura e biblioteca.

A ideia de constituição de um grupo de investidores sociais para realizar reflexões e debates com foco em leitura e biblioteca surgiu em decorrência da repercussão gerada por esse painel.

O Instituto C&A juntou-se ao grupo organizador para realização do 2° encontro que aconteceu em outubro do mesmo ano e trouxe a proposta de debater sobre como as políticas de ampliação do acesso à leitura implementadas pelos setores público e privado podem se articular de forma coerente e integrada. O grupo que demonstrou interesse em dar continuidade aos encontros para ampliar conhecimento sobre cenário e iniciativas já existentes e às quais as organizações poderiam se unir. Três iniciativas prioritárias foram identificadas para compor a pauta dos próximos encontros: o PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura), a Campanha Eu Quero Minha Biblioteca e o Movimento Por Um Brasil Literário.

O 3° encontro, realizado em março de 2013, trouxe para a pauta o Plano Nacional do Livro e da Leitura, com apresentação de Maria Antonieta, à época Diretora do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura, e participação de Marcia Cavalcante da Organização Cirandar, que apresentou sua experiência de construção do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) de Porto Alegre, e do Instituto Pró-Livro, que contou com a apresentação feita por Zoara Failla sobre o portal de educação à distância desenvolvido no sentido de contribuir para que gestores públicos possam obter orientações para construir os Planos Municipais do Livro e da Leitura.

O foco do 4° encontro foi a retomada do Plano Nacional do Livro e da Leitura com a participação do atual Secretário-Executivo do PNLL, José Castilho, que falou sobre possibilidades para atuação da iniciativa privada no apoio à transformação do Plano em lei, acompanhando sua tramitação no Congresso Nacional e cobrando sua aprovação. Nesse encontro foi apresentada também a experiência de mobilização para a elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura de São Paulo, por Bel Santos do Literasampa e Inácio Pereira (FTAS), que conta com apoio da Fundação Tide Setúbal e do Instituto C&A.

Teremos oportunidade de dar continuidade a essa série de diálogos durante o 8º Congresso GIFE, que acontece de 19 a 21 de março de 2014, em São Paulo.

clique aqui: PNLL

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional