4º Congresso GIFE começa esta semana em Curitiba

Por: GIFE| Notícias| 22/05/2006

Rodrigo Zavala

Começa na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, a quarta edição do Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado. Com o tema Desafios para uma Sociedade Sustentável, o evento propõe uma programação que equilibra conceitos, diagnósticos e práticas envolvendo o primeiro, segundo e terceiro setores.

Durante três dias, cerca de 600 pessoas estarão imersas em conferências, palestras, painéis e workshops que oferecem idéias e experiências inovadoras para potencializar suas práticas sociais em busca de um desenvolvimento sustentável. Todo esse conteúdo poderá ser acessado por meio da cobertura on-line realizada pela reportagem do GIFE que, em parceria com a equipe de jovens comunicadores da ONG Ciranda, trará aos internautas informações diárias sobre o evento e seus participantes, a partir de quarta-feira.

Os visitantes do site oficial do evento, também encontrarão notícias sobre a 5ª Mostra de Ação Voluntária – Cidadania e Responsabilidade Social , evento realizado anualmente pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV), parceiro do GIFE na realização do Congresso.

A cobertura jornalística estará antenada com o objetivo do evento: traduzir o que significa na prática o conceito de sociedade sustentável e avançar na busca de soluções para a sua construção.

Segundo Fernando Rossetti, secretário geral do GIFE, o tema do Congresso abrange todas as questões-chave que não apenas o Brasil, mas o mundo todo enfrenta hoje. “”A principal questão é que a sociedade como está é insustentável, pela escassez de recursos naturais, pela concentração de renda e as conseqüentes desigualdades causadas por ela””, explica.

Esse panorama não poderá ser modificado, na visão de Rossetti, sem algum nível de alinhamento entre o primeiro, segundo e terceiro setor. Isto é, sem a promoção de alianças estratégicas intersetoriais, em que governos, iniciativa privada e sociedade civil organizada trabalhem em conjunto para amenizar os problemas sociais, ambientais e econômicos.

Por outro lado, também é importante que a união dos três setores esteja focada em ações multisetoriais. “”Não se trata mais apenas de uma questão de desenvolvimento econômico, meio ambiente ou educação. Todas essas questões devem ser consideradas. E essa é a complexidade que envolve a construção de uma sociedade sustentável””, explica Rossetti.

Agenda temática – Com essa responsabilidade, a edição 2006 do Congresso GIFE levará à Curitiba (PR), pesquisadores, especialistas e lideranças sociais nacionais e estrangeiras. A começar pelo jornalista e escritor David Bornstein, autor de Como mudar o mundo – Empreendedores sociais e o poder das novas idéias, que palestrará na noite do dia 24 de maio, a partir das 19h, durante a cerimônia de abertura.

Nos outros dias de evento, a programação é dividida em grandes conferências matutinas e mesas de debates e painéis de discussão vespertinos. Participam dessas atividades grandes nomes do primeiro, segundo e terceiro setor, como: Simon Schwartzman (IETS / RJ), Anna Maria Peliano (IPEA / DF), José Roberto Marinho (Organizações Globo / RJ), Guillermo Carvajalino (ExE / Colômbia), David De La Garza (ILCE/México), Miguel Marrie-Pierre Poirier (Unicef / Brasil), Ruth Cardoso (Comunitas / SP), Bernardo Toro (Avina / Colômbia), Eugênio Scannavino (Saúde e Alegria / PA), entre outros destaques.

Para saber mais sobre o evento, sua programação, o currículo dos palestrantes convidados e a cobertura completa do evento, acesse o site oficial do 4º Congresso Gife sobre Investimento Social Privado. http://www.gife-cav2006.org.br/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional