5º Congresso GIFE começa esta semana em Salvador

Por: GIFE| Notícias| 31/03/2008

Começa na próxima quarta-feira, dia 2 de abril, a quinta edição do Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado. Com o tema Experiências Locais, Transformações Globais, estarão em pauta durante o evento as complexidades dos novos arranjos do Investimento Social Privado, sua legitimidade e sustentabilidade, e as possibilidades de ações supranacionais.

O tema reflete o momento em que o Brasil passa, ao assumir um papel de articulador e propositor no campo do investimento social privado. “”Temos a oportunidade de dialogar de igual para igual com experiências de investimento social privado e filantropia de qualquer outra parte do mundo, seja no hemisfério sul ou norte, sejam em países desenvolvidos ou em desenvolvimento””, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.

O 5º Congresso GIFE sobre ISP representa um espaço privilegiado de relacionamento e intercâmbio entre os atores nacionais e internacionais mais relevantes para a transformação social, motivando a troca de experiências e o debate de soluções para os desafios sociais e ambientais, antes restritos aos países menos desenvolvidos.

O conteúdo será dividido em duas grandes conferências, realizadas nas manhãs dos dias 03 e 04 de abril, quando serão oferecidos diagnósticos sobre situação do ISP no Brasil e no mundo, respectivamente. No período da tarde, esses temas serão aprofundados em mesas de debates temáticos simultâneos.

Com foco no diálogo, a programação do 5° Congresso GIFE também busca novas maneiras de organizar os espaços, horários e conteúdos. No lugar dos stands tradicionais das mostras do terceiro setor, haverá uma variedade de áreas de convivência, onde os patrocinadores oferecerão espaços temáticos e infra-estrutura para conversas informais ou formais, para duas, algumas ou muitas pessoas. Os intervalos serão de 30 minutos e o almoço, de duas horas, com diversas atividades paralelas ocorrendo nesses períodos (apresentação de cases, encontros temáticos, articulações de redes).

As mesas da programação principal buscarão debater os temas propostos, sem deter-se em cases — que terão outros espaços e momentos para serem apresentados e discutidos. “”O rico num Congresso do GIFE é que muitos da platéia poderiam também estar palestrando. A idéia é estimular mais interação entre os palestrantes e deles com o público, como num talk-show””, diz Rossetti.

O evento reunirá cerca de 600 lideranças nacionais e internacionais ligadas a governos, empresas e organizações da sociedade civil, além de consultores, imprensa, universidades e centros de estudo e pesquisa.

Por que Bahia?

A escolha da capital baiana, Salvador, como sede para a quinta edição do Congresso resultou de um extenso debate no Conselho de Governança do GIFE. Uma das questões importantes para os conselheiros era consolidar a organização como nacional, por isso sair do eixo Sâo Paulo-Rio-Brasília.

Além disso, a Bahia tem características especiais, considerando o tema do Congresso, Experiências Locais, Transformações Globais. O Estado pode ser visto como uma síntese dos desafios e dos potenciais brasileiros, na qual a pobreza, o semi-árido, a pior educação do país, segundo dados recentes do Ministério da Educação (MEC), contrastam com uma beleza natural única, uma riqueza cultural que faz parte da marca registrada do Brasil no mundo e um potencial econômico imenso, em setores que vão do turismo à própria cultura.

“”O GIFE buscou fazer o Congresso com a Bahia e não para a Bahia. É um Estado com reconhecida competência para organizar eventos””, argumenta Rossetti.

Convidados internacionais

A cerimônia de abertura do 5º Congresso GIFE contará com a participação especial de Robert H. Dunn, líder global no campo da Responsabilidade Social de Empresas, Investimento Social Privado e políticas públicas de apoio ao setor. Convidado para a principal palestra no primeiro dia de evento, o presidente e CEO do Instituto Synergos, apresentará um panorama da filantropia no mundo, partindo da perspectiva central do Congresso: Experiências Locais, Transformações Globais.

Robert Dunn foi idealizador, fundador e presidente da Business for Social Responsibility (BSR), organização sem fins lucrativos formada por grandes corporações globais, que promovem mais ética, responsabilidade e sustentabilidade em suas políticas e práticas. Seus associados movimentam, conjuntamente, mais de US$ 2 trilhões e empregam aproximadamente seis milhões de pessoas pelo mundo. A criação do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, no Brasil, foi inspirada no grupo.

As atividades que sucederão a abertura também contarão com lideranças internacionais, principalmente na sexta-feira. O dia começa com plenária Transformações globais – Oportunidades de articulação supranacionais, na qual profissionais de organizações internacionais de infra-estrutura da área social fazem um panorama sobre as oportunidades e as dificuldades para uma ação conjunta.

A mesa contará com nomes como Ingrid Srinath (Child Rights and You / Índia), Lourdes Sanz Moguel (CEMEFI / México), Natalya Kaminarskaya (Russia Donors′Forum /Rússia) e Barry R Smith (Synergos Institute – Southern Africa Office / África do Sul). Em seguida, novos palestrantes vão analisar o debate. São eles: Matthew Nelson (Council on Foundations/EUA), Rory Francisco-Tolentino (Asia Pacific Philanthropy Consortium / Filipinas) e Jennifer Adams (USAID / DF).

Ainda no período da manhã, analisando as potencialidades de parcerias supranacionais debaterão Elkanah Odembo (UFADHILI – Centre for the Promotion of Philanthropy and Social Responsibility / Quênia), Valerie S. Lies (Donors Forum of Chicago / EUA)Waldemar de Oliveira Neto (Fundação AVINA / Brasil) e Marissa Camacho-Reyes – (WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support / Filipinas).

Veja a programação completa e todos os convidados.

Neutralização de gases

O GIFE, em parceria com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, irá neutralizar os gases de efeito estufa emitidos no Congresso. Esses gases são responsáveis pelo fenômeno do aquecimento global e conseqüentes mudanças no clima de todo o Planeta. Qualquer atividade humana é geradora de gases de efeito estufa, como a geração de resíduos, consumo de água e energia, e principalmente as emissões decorrentes de transportes (devido ao uso de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel e gás).

A neutralização é uma forma de compensar as emissões de gases causadores do efeito estufa decorrentes de atividades, neste caso o 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado. Utiliza-se como base, ferramenta científica para cálculo das emissões e posterior compensação voluntária por projetos ambientais.

Placar do Aprendiz

Na abertura da mesa de debate Escala, impacto social e juventude, no dia 3 de abril, o atleta e diretor da ONG Raí Oliveira, acompanhado por Ana Moser e Magic Paula, apresentará o Placar do Aprendiz, que monitora mensalmente o número de contratação de jovens entre 15 e 24 anos em todo o país. No Brasil, 50% da população jovem está desempregada e os investimentos do governo na juventude não chegam a 1%, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000 e informações do relatório do Banco Mundial de 2007.

O Placar, lançado em novembro de 2007, é fruto de uma parceria da Atletas pela Cidadania com o Instituto Ethos, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o GIFE e representantes do Governo Federal.

Atividades Extras

O 5º Congresso GIFE contará também com uma série de eventos paralelos, em parceria com o GIFE. São eles:

Encontro de Mobilização de Recursos ABCR – Resource Alliance
O seminário pretende debater os avanços da sustentabilidade das ONGs no Brasil e discutir o papel do captador de recursos nesse desafio. É promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, em conjunto com a Resource Alliance. Aberto, mediante inscrição paga, para todos os interessados, quarta-feira, dia 2, das 9h às 18h.

Encontro Nacional dos Centros de Voluntariado
Evento reúne os Centros de Voluntariado de todo o país para discutir a promoção do voluntariado e o fortalecimento do movimento Restrito aos profissionais de Centros de Voluntariado quarta-feira, dia 2, das 14h 30 às 18h.

Assembléia da RedEAmerica Brasil
Encontro anual das organizações membro do capítulo nacional da RedEAmerica, formada por institutos, fundações e empresas, que trabalham pela erradicação da pobreza e inclusão social, orientadas pelo desenvolvimento de base. Restrito aos membros da RedEAmerica Brasil quarta-feira, dia 2, das 11h às 13h.

Diálogo: Instituto, Fundação ou Empresa – Como institucionalizar seu ISP Vantagens e Desvantagens de cada modelo
Evento discutirá diferentes arranjos para realizar investimento social. Na mesa debatedora estarão Paulo Castro (Instituto C&A), Claudia Callais (Fundação Bunge), Laura Oltramare (Banco ABN Amro Real) e Eduardo Pannunzio (GIFE). Na quinta-feira, dia 3, das 13h as 14h.

O Congresso GIFE acontece entre os dias 2 e 4 de abril, no Pestana Bahia Hotel – Rua Fonte do Boi, nº 216 – Rio Vermelho – Salvador (BA). Inscrições encerradas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional