6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontece de 1º a 14 de junho em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 29/05/2017

Para celebrar a Semana Nacional do Meio Ambiente e também o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, São Paulo sedia a 6ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, principal evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais. A iniciativa é da organização Ecofalante, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

De 1 a 14 de junho, o público terá a oportunidade de acompanhar, de forma gratuita, mais de 100 filmes, representando 26 países. A programação, espalhada por mais de 30 espaços culturais da cidade, inclui a Mostra Contemporânea Internacional, o Panorama Histórico, a Competição Latino-Americana, Homenagem e o Concurso Curta Ecofalante.

O homenageado desta edição será Vincent Carelli, indigenista e premiado documentarista. A programação inclui, além de seus longas-metragens recentes – “Corumbiara” e “Martírio” -, títulos marcantes realizados pelo projeto Vídeo das Aldeias, criado pelo cineasta nos anos 1980. A obra de Carelli, que estará presente, será o centro do debate Cinema de Resistência, agendado para o dia 13 de junho, às 20h no Cine Reserva Cultural.

O Panorama Histórico deste ano terá por tema “A Amazônia no Imaginário Cinematográfico Brasileiro” e traz obras premiadas realizadas no período de 1974 a 1991 por realizadores como Hector Babenco, Carlos Diegues, Gustavo Dahl, Zelito Vianna, Hermano Penna e André Luiz Oliveira. Os três últimos participam de debate no dia 1º de junho, no Cine Caixa Belas Artes.

Já a Mostra Contemporânea Internacional, voltada a produções recentes de diversas partes do mundo, traz 39 títulos (34 deles inéditos no Brasil) organizados em sete eixos temáticos: alimentação & gastronomia; cidades; contaminação; economia; mudanças climáticas; povos & lugares; e trabalho. Cada um desses temas é acompanhado por debates específicos, que ocorrem de 2 a 8 de junho, no Cine Reserva Cultural.

Em sua quarta edição, a Competição Latino-Americana selecionou 32 títulos, representando sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai.

A programação traz ainda uma nova edição do Concurso Curta Ecofalante, dedicado à produção audiovisual de estudantes universitários e de escolas técnicas de audiovisual, que contempla o melhor trabalho com R$ 3 mil. A cerimônia de encerramento do evento, com anúncio dos premiados, acontece no dia 14 de junho, no Cine Caixa Belas Artes. Na sequência será projetado o longa-metragem vencedor da Competição Latino-Americana.

Confira a programação completa no site ou acompanhe as novidades pelas redes sociais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional