74% dos municípios que receberam os livros do programa “Leia com uma criança” estão entre os mais vulneráveis do Brasil

Por: Fundação Itaú Social| Notícias| 20/12/2022

Crédito: Duanne Carvalho

A edição deste ano do programa Leia com uma criança, do Itaú Social, alcançou 1 milhão de crianças em 659 municípios, sendo que 74% deles (487) estão entre os mais vulneráveis do país, considerando indicadores relacionados à qualidade da educação, demografia e contexto social. No total, 2 milhões de livros foram distribuídos por meio de Secretarias Municipais de Educação e organizações da sociedade civil (bibliotecas comunitárias, associações de bairro, dentre outras). Destes, 8.964 são em formato acessível ou braile. 

A região Nordeste, que concentra o maior número de municípios prioritários, recebeu mais de 650 mil livros. “Mais do que distribuir livros, buscamos democratizar o acesso à leitura de qualidade para todas as crianças, especialmente as que residem em localidades mais vulneráveis. Por isso, fizemos uma força-tarefa para que pudéssemos chegar até esses municípios e levar a literatura infantil, reforçando o potencial do livro como agente transformador capaz de proporcionar diálogos inspiradores entre adultos e crianças”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo. 

Todas as Secretarias de Educação selecionadas entregaram, para cada criança atendida ou matriculada na escola da respectiva rede de ensino, um kit composto pelos livros “De passinho em passinho: um livro para sonhar e dançar”, da Editora Companhia das Letrinhas, com texto de Otávio Júnior e ilustrações de Bruna Lubambo; e “A pescaria do curumim e outros poemas indígenas”, da Editora Panda Books, com texto deTiago Hakiy e ilustrações de Taísa Borges. 

Acervos literários
No esforço de contribuir com a expansão do acervo de organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de leitura e a formação de leitores, foram distribuídos 209 acervos literários infantis e 152 acervos juvenil-adulto para 248 instituições de 173 municípios brasileiros. Dentre as cidades alcançadas, 60% (104) são mais vulneráveis, considerando parâmetros propostos. As organizações receberam os exemplares após serem selecionadas, por meio de edital, e concluírem os cursos Infâncias e leituras e Mediação de leitura para juventude no Polo, ambiente de formação do Itaú Social.  

Os acervos irão beneficiar mais de 150 mil crianças, adolescentes e jovens, por intermédio de uma pluralidade de autorias e importante diversidade de gênero e temática. As obras são dos escritores indígenas Daniel Munduruku, Ailton Krenak e Yaguarê Yamã, além de Sérgio Vaz, Conceição Evaristo, Lázaro Ramos e Vinicius de Moraes. Participam também obras de autores estrangeiros, como George Orwell, Anne Frank, Albert Camus, bell hooks e muito mais. 

Estante digitalGratuitamente, o programa Leia com uma criança disponibiliza para o público geral uma estante digital com 14 livros infantis que podem ser acessados a qualquer momento, além de um acervo com as 22 obras já distribuídas pela campanha em anos anteriores em versões audiovisuais acessíveis.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional