7ª edição do Relatório De Olho nas Metas apresenta avanços e desafios na educação

Por: GIFE| Notícias| 04/09/2017

Já está disponível a sétima edição do relatório De Olho nas Metas, publicação bienal produzida pelo movimento Todos Pela Educação. Ele apresenta o monitoramento dos indicadores das 5 Metas estabelecidas: 1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2) Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; 3) Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano; 4) Todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído; e 5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

O objetivo do novo relatório é mensurar e analisar a evolução de municípios, estados e da federação no que tange a acesso/atendimento, alfabetização, aprendizagem, fluxo escolar e investimento/gestão da Educação Pública brasileira.

De acordo com o documento, o Brasil tem hoje 94,2% de crianças e jovens entre 4 e 17 anos matriculados nas redes de ensino, com diversos desafios ainda a serem enfrentados. Em 2015, apenas 54,7% dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental apresentaram nível de aprendizado adequado em Língua Portuguesa e 42,9% em Matemática. No Ensino Médio, os resultados seguiram estagnados: apenas 27,5% e 7,3% dos alunos terminam essa etapa de ensino sabendo o suficiente em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente.

O fluxo escolar, por sua vez, apresentou leve melhora: entre 2014 e 2015, a taxa de conclusão do Ensino Médio até os 19 anos aumentou de 56,7% para 58,5% – percentual ainda bastante inferior à meta de 74,5% estabelecida pelo Todos Pela Educação. Por fim, quanto ao investimento na área educacional, os dados mais recentes mostram que, em 2014, o percentual do investimento público direto em Educação em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) foi de 5%, mantendo praticamente o mesmo percentual desde 2010.

Na publicação, é possível ainda conferir artigos inéditos produzidos por especialistas sobre formação docente, protagonismo juvenil, financiamento, entre outros.

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Todo o conteúdo do De Olho nas Metas 2015-2016, bem como o das edições anteriores, podem ser acessados aqui.

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