7º Congresso GIFE – Novas Fronteiras do Investimento Social

Por: GIFE| Notícias| 30/08/2011


De 26 a 30 de março de 2012, o Congresso GIFE retorna a São Paulo e marca o início de uma nova etapa para o GIFE, orientado pela construção de uma visão de 10 anos para o setor do investimento social, lançada no último Congresso no Rio de Janeiro. O 7º Congresso pretende reunir mais de mil pessoas durante uma semana, combinando a programação oficial com atividades paralelas promovidas por associados e organizações parceiras.

Neste ano estamos abrindo um canal com o público para ouvir sugestões ligadas à: programação, palestrantes, atividades paralelas e questões gerais do Congresso.

Participe e contribua conosco na construção do 7º Congresso GIFE!

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR A SUA SUGESTÃO.
(Caso não tenha login e senha, você deverá efetuar seu cadastro cadastro)

O tema

A cada edição, o Congresso GIFE é orientado por um tema. Mais do que direcionar as discussões, o tema do Congresso tem o papel de sinalizar uma direção estratégica para o investimento social no Brasil, apresentando uma perspectiva que atravessa todas as plenárias, painéis e atividades desenvolvidas durante o evento.

O tema do 7º Congresso GIFE são as Novas Fronteiras do Investimento Social, incorporando elementos centrais da Visão ISP 2020.

Relevância. O investimento social não pode ser pensado sem a perspectiva de sua relevância, do seu impacto, das transformações que ele gera na sociedade. Nos últimos anos, avançou-se no consenso de que empresas e outras organizações que investem em ações de interesse público têm um papel importante a desempenhar no desenvolvimento social do Brasil. O desafio que se apresenta agora é orientar essas ações a transformações efetivas, tangíveis e sustentáveis no longo prazo.

Legitimidade. A contribuição dos investidores sociais precisa ser percebida como relevante pela sociedade. Essa legitimidade não se alcança com ações orientadas pelo marketing, mas pela comunicação transparente das transformações geradas a partir das ações dos investidores – comunicação que contempla os sucessos, mas também os desafios inerentes às ações no campo social.

Diversidade. O Brasil e os problemas sociais do país caracterizam-se pela diversidade. Não há respostas únicas aos desafios que se impõem à construção de uma sociedade mais justa e democrática. Assim, o investimento social precisa também se diversificar, ampliando a sua abrangência e fortalecendo as diferentes causas defendidas por grupos organizados da sociedade civil. O bom momento de desenvolvimento econômico e social do país vem gerando o surgimento de várias novas organizações de investimento social, como fundações familiares e fundos independentes, além da expansão da atuação empresarial. Como fortalecer esses novos investidores?

Articulação. O enfrentamento de problemas complexos exige a ação articulada de diferentes atores, dentro e fora do campo do investimento social. Para a ampliação do seu impacto, é fundamental a aproximação das organizações privadas com o governo, em seus vários níveis. A escala e a universalização de metodologias e práticas gestadas a partir da ação de investidores sociais só são alcançadas se articuladas às políticas públicas. Ao mesmo tempo, a articulação em nível local é fundamental para a efetividade dos projetos desenvolvidos.

Novas fronteiras. Novas perspectivas sobre antigas questões, novos temas para os desafios atuais. O Congresso GIFE se propõe a discutir as fronteiras contemporâneas do investimento social, lidando de maneira franca com suas fragilidades e buscando estratégias inovadoras para enfrentar os problemas atuais. Essa inovação depende de uma interlocução mais ampla com outros setores e organizações, ampliando o escopo do investimento social e a articulação dos investidores. O Congresso GIFE é um convite a essa reflexão e um momento de encontro dos atores que são parte dessa transformação.

CLIQUE AQUI E ACESSE O SITE OFICIAL DO 7º CONGRESSO GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional