8º Prêmio Vivaleitura está com inscrições abertas

Por: GIFE| Editais| 22/02/2016

Com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no país, o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação abriram as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Vivaleitura. A iniciativa irá premiar, com R$ 25 mil cada, quatro projetos de promoção de leitura.

A premiação, criada em 2006 como desdobramento do Ano Ibero-americano da Leitura, integra o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL). Atualmente, conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana.

Nesta edição, o Vivaleitura selecionará os melhores trabalhos de todo o Brasil nas seguintes categorias:

  1. Biblioteca Viva: experiências desenvolvidas em bibliotecas (públicas ou comunitárias), como por exemplo: ações de circulação de acervos, de captação de novos usuários, de rodas e clubes de leitura, de cineclubes, de mediação de leitura, de mobilização da sociedade, de programas de rádio e TV, ações na internet, entre outras.
  2. Escola Promotora de Leitura: escolas públicas que realizem experiências significativas e criativas de promoção da leitura em diferentes suportes e meios, tais como gincanas de leitura, clubes e rodas de leitura, ações sociais de promoção da leitura voltadas para a comunidade escolar e de seu entorno, intercâmbios de leitura entre escolas e outras instituições sociais ou grupos de promoção da leitura, conversas com autores, projetos de contação de histórias etc.
  3. Territórios da Leitura: projetos desenvolvidos por entidades da sociedade civil, realizados em contextos e espaços diversos, tais como estações, pontos de ônibus, aeroportos, hospitais, presídios, entre outros espaços não formais de leitura.
  4. Cidadão Promotor da Leitura: projetos de pessoas físicas que se dediquem à promoção da leitura por iniciativa pessoal, sem personalidade jurídica própria formalizada.

O prêmio oferece ainda a “Menção honrosa José Mindlin” às iniciativas que se destaquem por seu impacto e abrangência, e incentiva também a participação de projetos idealizados e/ou executados por crianças e jovens.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma online até o dia 13 de março. O regulamento e os modelos de anexo estão disponíveis no site do prêmio. Mais informações pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional