Quarta-feira, 7 de março de 2001
Por: GIFE| Notícias| 07/03/2001Microsoft doa US$ 5 milhões a ONG brasileira
O vice-presidente mundial de Negócios Corporativos da Microsoft, Bill Neukom, disse ontem, no Rio de Janeiro, que a empresa pretende contribuir para a extinção do que está sendo chamado de apartheid digital. A Microsoft, que faturou US$ 438 milhões no Brasil no ano passado, já doou US$ 5 milhões para o Comitê para Democratização da Informática (CDI). Não achamos que nossa receita para esses projetos seja suficiente, mas apostamos em iniciativas eficientes, disse Bill Neukom.
(O Estado de S. Paulo, p. A11, 7/3 – Jacqueline Farid)
Einstein inaugura ambulatório em favela paulistana
O Hospital Albert Einstein inaugurou ontem um ambulatório modelo na favela Paraisópolis, no Morumbi. Há quatro anos, o hospital leva assistência médica para todas as crianças que moram na favela. O Programa Einstein na Comunidade atende 8 mil crianças com idade até 10 anos. As crianças têm atendimento idêntico ao recebido pelos pacientes no hospital, afirma o médico coordenador do programa, Cláudio Schvartsman.
(O Estado de S. Paulo, p. A11 – Luciana Miranda; Folha de S. Paulo, p. C6 – 7/3)
Colégio em Curitiba troca latas por computador e fax
Em apenas três meses os alunos do Colégio Estadual Lamenha Lins, em Curitiba, conseguiram recolher mais de 100 mil latas de alumínio que foram trocadas por um microcomputador e um aparelho de fax. O colégio está inscrito no Projeto Escola, promovido pela Spaipa, distribuidora da Coca-Cola no Paraná, que incentiva a reciclagem do alumínio por meio de trocas de equipamentos. Cerca de 1,2 mil alunos participaram da campanha, realizada entre outubro e dezembro do ano passado.
(Gazeta do Povo-PR, p. 5, 7/3)
Ronald McDonald contagia crianças com câncer
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) levou, no último dia 5/3, para a ala infantil da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, o palhaço Ronald McDonald, embaixador da rede multinacional de fast food McDonald‘s junto às crianças. Numa manhã de mágicas e brincadeiras, muitos sorrisos surgiram dos rostos dos pequenos pacientes. Segundo o presidente do GACC, João Rodrigues, eventos desse tipo proporcionam às crianças, por meio da diversão, o calor humano necessário ao tratamento clínico. O personagem, que é criação da McDonald‘s, tem por objetivo arrecadar recursos para as entidades beneficentes que desenvolvem atividades junto às crianças carentes.
(A Crítica-AM, p. C5; Amazonas em Tempo, p.C7- Romyne Novoa Silva – 6/3)
Projeto usa a arte para combater a violência
Usar a música e as artes para levar uma mensagem de não-violência. Esta é a proposta da banda Mahatma, que vem desenvolvendo em Salvador e cidades do interior do estado programas de cunho social, principalmente com estudantes de baixa renda. No próximo dia 15, a banda vai lançar a segunda edição do projeto educativo Integrart,, no Colégio Severino Vieira. A iniciativa conta com o apoio financei ro da Petrobras e do Ministério da Cultura.
(Correio da Bahia, p. 8, 6/3 – Renata Matos)
Cidadão, empresas, cidadania
O crescimento do Terceiro Setor tem ajudado as empresas a cumprirem sua função social e torna-se importante instrumento de marketing. A favela Heliópolis, em São Paulo, ganhou um Centro Cultural e Esportivo erguido pelos moradores da favela com recursos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Outros exemplos de empresas que investem em projetos sociais são C&A Modas, Abrinq, Grupo Votorantim, Alcoa Alumínio, Telefônica e o laboratório Boehringer Ingelheim.
(Medicina Social, p. 5, março/abril – Dum De Lucca Neto)
AJE: Um desafio voluntário ao empreendedorismo
A Associação de Jovens Empresários (AJE), de Fortaleza, tem um novo Coordenador Geral: o acadêmico de Economia Ivo Machado, 22 anos. A coordenação para 2001 manterá os projetos criados em gestões anteriores, contudo dará maior destaque a três projetos: Empresários para o Futuro, Responsabilidade Social e Projeto de Formação. O projeto Responsabilidade social tem como objetivo melhorar a qualidade das escolas, tanto no âmbito de estrutura física e ambiental, quanto na melhoria do nível pedagógico. Para isso, a AJE mobilizará governos, políticos, empresários e pais de alunos.
(Jornal da Abance, p. 2, Fevereiro de 2001)
Marketing Social é tema de novo livro lançado em Porto Alegre
A empresa Parcerias Comunicação e Projetos Sociais está lançando uma publicação com seis palestras proferidas no I Seminário de Marketing Social do Rio Grande do Sul, realizado no ano passado em Porto Alegre. As palestras apresentadas no livro são as seguintes: Atuando no Mercado Social – Márcio Ruiz Schiavo; A Comunicação do Marketing Social: Uma Visão Pragmática – Carlos Abbud; Responsabilidade Social Empresarial no Brasil – Leno Silva; Programa Clarificando o Futuro – Carlos Lubus; Comunicação de Marketing Social – Derrubando Preconceitos – Marcelo Romaniewicz e Responsabilidade Social, Responsabilidade de Todos – Deputado Cézar Busatto. O livro pode ser adquirido por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 342-2045, ao custo unitário de R$ 12,00. O livro não será vendidoem livrarias.
(mídia eletrônica)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
- Abrinq
- Alcoa Alumínio
- Banda Mahatma
- Boehringer Ingelheim
- C&A Modas
- Companhia Siderúrgica Nacional
- Grupo Votorantim
- Hospital Albert Einstein
- McDonald‘s
- Microsoft
- Parcerias Comunicação e Projetos Sociais
- Petrobrás
- Spaipa
- Telefônica
O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.