Sexta-feira, 23 de agosto de 2002
Por: GIFE| Notícias| 23/08/2002Empresa & Comunidade
O jornal Valor Econômico publicou na edição de ontem, 22 de agosto, o caderno especial Empresa & Comunidade. Leia abaixo o resumo das matérias.
Projetos de exportação – Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 33% dos brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza. Por isso, o Brasil acabou se tornando um celeiro de projetos sociais. Tamanho é o sucesso de alguns deles que iniciativas surgidas aqui têm sido exportadas para outros países. “”O Brasil não precisa usar mais referências do norte. Ele pode dialogar em condições de igualdade e contribuir com modelos de projetos sociais e políticas públicas””, explica Léo Voigt, presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE). Há quatro anos, o Instituto Ayrton Senna vem atuando em 24 municípios com o programa Acelera Brasil. A proposta da iniciativa é corrigir a situação de alunos no fluxo escolar e, com isso, diminuir os índices de repetência. Tal iniciativa vem sendo aplicadatambém na Colômbia, Venezuela e Chile. (Valor Econômico, p. F 1, 23/8)
Ônibus usado vira artigo de luxo em instituição – A Gol Transportes Aéreos, terceira viação nacional com mais de 3,5 milhões de passageiros transportados em 2001, e empresas de ônibus de turismo como a Viação Piracicaba, Executiva Transportes Urbanos e Breda Transporte e Turismo se aliaram para transformar ônibus usados e que não podem mais circular nas linhas urbanas em equipamento de grande utilidade para instituições sociais. O grupo reforma o veículo e repassa para entidades. Mais de 30 ônibus já foram doados nos últimos dois anos. (Valor Econômico, p. F 2, 23/8)
Telefônica dá bolsa para alunos de universidade – A Telefônica São Paulo irá pagar bolsa de incentivo a universitários do município de São Paulo para o desenvolvimento de projetos voltados à tecnologia. A parceria faz parte do programa Bolsa-Empreendedor. O repasse será feito por meio da Fundação Telefônica. O convênio irá beneficiar 200 estudantes que irão receber R$ 300 mensais por um período de seis meses. O formulário de inscrição está disponível no site da Prefeitura de São Paulo e pode ser enviado até dia 18 de outubro. (Valor Econômico, p. F 2, 23/8)
Vencedores inovam na gestão corporativa – O Prêmio Valor Social, promovido pelo jornal Valor Econômico, premiou as empresas financeiramente saudáveis e com uma gestão socialmente responsável. O processo durou seis meses e mobilizou a sociedade e formadores de opinião. O público, que se manifestou por meio de 225 mil votos enviados por correio, internet e fax, apontou os vencedores entre os 18 finalistas escolhidos por especialistas do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, parceiro da iniciativa. Os vencedores, segundo o público, são: na categoria Grande Prêmio, o Bradesco, na Qualidade do Ambiente de Trabalho, o BankBoston, Respeito ao Meio Ambiente, a SPCOM, Relações com a Comunidade, Águas Ouro Fino, Respeito ao Consumidor, BuscaPé, e Micro e Pequena Empresa, ADS. A escolha dos jurados foi: na categoria Grande Prêmio, o Bradesco, na Qualidade do Ambiente de Trabalho, Marisol, Respeito ao Meio Ambiente, Companhia Siderúrgica de Tubarão, Relações com a Comunidade, Águas Ouro Fino e Skill, e Micro e Pequena Empresa, Norvico. (Valor Econômico, p. F 3, 23/8)
Música muda vida de jovens no Espírito Santo – A Fundação Vale do Rio Doce e a Fundação Otacílio Coser apostam em seis projetos relacionados à música para jovens do Espírito Santo. O leque de opções vai da música clássica até ritmos regionais. O investimento total das empresas ultrapassa R$ 400 mil em 2002 e, no próximo ano, deve crescer ainda mais. (Valor Econômico, p. F 4, 23/8)
Faça Parte
O Projeto Felicidade, nascido em abril do ano passado dedicado a proporcionar uma semana de felicidade a crianças pobres com câncer e suas famílias, inaugura uma parceria com a companhia aérea Gol. Toda semana, a partir de setembro, passagens serão liberadas para duas crianças cariocas, com direito acompanhante, que irão do Rio de Janeiro para participar do projeto em São Paulo. (O Estado de S. Paulo, p. D 10, 23/8)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: