Sexta-feira, 13 de junho de 2003
Por: GIFE| Notícias| 13/06/2003Persona
Será apresentado hoje e amanhã, no Congresso Educação e Tecnologia para o Desenvolvimento Humano, em São Paulo, a experiência das 56 escolas participantes do programa Sua Escola a 2000 por Hora. O projeto é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna e da Microsoft. (O Estado de S. Paulo, Cesar Giobi, 13/6)
Trote premiado
Será entregue hoje (13/6), em São Paulo, o Prêmio Trote Cidadania 2003, que busca estimular o trabalho voluntário nas universidades brasileiras. O prêmio é uma iniciativa da Fundação Educar DPaschoal, do Instituto Faça Parte e da consultoria Neurônio e visa a substituir o trote violento por ações sociais. As premiadas são Faculdades Campinas, Unicamp, Unesp, Unifran e Universidade São Marcos. (Diário de S. Paulo, Pablo Pereira, 13/6)
Fábricas de castanha vão ser revitalizadas
No próximo sábado (14/6), a Fundação Banco do Brasil assina convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio (Fagro) para dar inicio ao Projeto Caju – Trabalho e Renda. Com o objetivo de gerar empregos e renda na cadeia produtiva do caju no Piauí, a parceria vai atuar revitalizando cinco minifábricas e comercializando as castanhas produzidas, beneficiando centenas de pequenos agricultores na região. Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão e Bahia serão os próximos estados a serem atendidos pelo programa. (Meio Norte – PI, 13/6)
Retrato cruel do trabalho infantil
Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2001 mais de cinco milhões de crianças e adolescentes estiveram envolvidos com trabalho irregular no Brasil. No Dia Internacional de Combate e Erradicação ao Trabalho de Crianças e Adolescentes, os números apontam que ainda existe muito trabalho a ser feito para eliminar o problema no país. Segundo o Ministério Público, a resistência dos pais em achar que os filhos podem trabalhar ao seu lado é um dos maiores entraves na erradicação do problema. Em 2003, a Fundação Abrinq, em parceria com diversas instituições, lançou uma campanha que vai atuar no combate ao trabalho infantil em todo o país. (A Notícia – SC, 13/06)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: