Quinta-feira, 11 de outubro de 2001
Por: GIFE| Notícias| 11/10/2001Empresas investem na Escola Bolshoi do Brasil
A Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, primeira filial da tradicional instituição a funcionar fora do território russo, mantém o mesmo ideal de responsabilidade social em que nasceu a escola de Moscou. Há dois anos, na cidade de Joinville-SC, garante 80% das vagas a crianças e adolescentes das escolas municipais. Os alunos-bolsistas recebem estudo, uniforme, transporte, assistência médica emergencial, fisioterapia e alimentação gratuitamente. A Bolshoi do Brasil proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé e disciplinas complementares como dramaturgia e formação musical. É um instituto sem fins lucrativos mantido por patrocinadores através da Lei Rouanet/Mecenato Federal. Empresas e pessoas físicas que investem na Escola recebem o título de Amigos do Bolshoi e estão divididos em três categorias: diamante, ouro e prata, conforme o valor doado. O maior patrocinador é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (diamante). Na categoria ouro estão Antarctica, Petrobras, Varig, Rio Sul e Bradesco. Um total de 21 empresas e 44 pessoas físicas colaboram com a Escola Bolshoi do Brasil. (Diário Catarinense, p. 23, 7/10)
Aché Laboratórios faz campanha para incentivar voluntariado
O Aché Laboratórios lançou nesta segunda-feira (8/11) sua Política de Responsabilidade Social. Durante todo o dia, a empresa permitiu que seus três mil funcionários trocassem suas funções cotidianas por uma mobilização nacional para o voluntariado corporativo. A iniciativa recebeu o nome de I Jornada Aché de Voluntariado Corporativo e atingiu, simultaneamente, mais de 150 municípios de todo o Brasil. Foram distribuídos o Enxoval da Cidadania a oito mil famílias, em 350 maternidades, contendo, além dos itens básicos, um livro sobre os direitos do bebê e uma carteira de vacinação personalizada com a foto da criança. (Gazeta de Alagoas, p. A11, 7/10)
Programa Ação e Cidadania chega ao interior da Paraíba
O município de Soledade (PB) recebeu o Programa Ação e Cidadania, evento que chegou com a parceria da São Paulo Alpargatas e ofereceu aos trabalhadores da indústria serviços de educação, saúde e lazer. O programa é desenvolvido pelo SESI e recentemente esteve em Espeança (PB), onde ofereceu 580 atendimentos, por cinco horas consecutivas, à comunidade daquele município. (Correio da Paraíba, p. B5, 7/10)
ONGs capixabas concorrem ao Prêmio Itaú-Unicef
Três projetos na área educacional de duas ONGs, o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) e a Ação Comunitária do Espírito Santo (Aces), situadas em Vitória foram selecionadas para a semifinal da 4ª edição do Prêmio Itaú-Unicef-Educação & Participação, da Fundação Itáu Social em parceria com o Unicef. Os projetos são Aprendendo a Ensinar: de Adolescente para Crianças, e Empreender para Transformar: A Educabilidade e o Protagonismo Jovem, do Secri; e o Programa Sócio Esportivo Cultural, da Aces. De 867 trabalhos inscritos, 150 são semifinalistas. O grande vencedor, premiado em 28 de novembro receberá R$ 60 mil. O Itaú-Unicef distribuirá aos quatro vencedores cerca de R$ 180 mil. (A Gazeta-ES-ES, p. Grande Vitória 1, 2/10)
Professora do Ceará ganha prêmio de educação infantil
A professora Maria Osvaldina Bezerra Melo, da rede de ensino municipal de Croatá, foi a vencedora do Prêmio de Qualidade na E ducação Infantil 2001 no Ceará. O anúncio foi feito pela organização do evento, uma parceria da Fundação Orsa e Ministério da Educação com o apoio da União dos Dirigentes Municipais de Educação. Utilizando meios de pinturas simples e divertidas, Osvaldina possibilitou aos estudantes contemplarem de forma mais significativa a natureza, visando a integração entre sala de aula, escola e comunidades. A premiação será entregue dia 30 de outubro. A iniciativa vai premiar as 27 melhores experiências brasileiras na área de educação infantil. (Diário do Nordeste-CE-CE, p. regional 2, 4/10)
Instituições apóiam shopping em evento sobre Dia da Criança
O Shopping Pier 21, de Brasília, e mais nove instituições – Abrace, ANDI, CEA, Missão Criança, Movimento dos Meninos e Meninas de Rua do DF, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Se Liga Galera, Unesco e Unicef – realizam neste mês uma programação especial para o Dia das Crianças. Através de projetos culturais que resgataram das ruas crianças que se encontravam em situação de risco, o evento pretende mostrar a situação da criança e do adolescente no país. O tema será Direitos da Criança e do Adolescente. A programação, que vai até o dia 21 de outubro, inclui teatro de bonecos, perna de pau, pintura de rosto, palhaços e malabaristas. Estandes dos órgãos parceiros serão montados nos corredores do sShopping com material sobre o trabalho que essas instituições vem desenvolvendo com adolescentes carentes. (Jornal de Brasília, p. 11; Gazeta Mercantil, Distrito Federal, capa – 11/10)
Campanha McDia Feliz inspira outras instituições à filantropia
O McDia Feliz, campanha filantrópica do McDonald′s realizada há 13 anos no Brasil e que reverte toda a renda de um dia com os sanduíches BigMac para instituições de combate e prevenção ao câncer, já fez escola no país. Essa forma de doação vem sendo utilizada por outras varejistas, que se baseiam no modelo e na experiência da rede americana de fast-food. A rede de cafeterias Café do Ponto, comprada pela multinacional americana Sare Lee, iniciou no ano passado a campanha Dia da Paixão por Café, que doa a renda com a venda de cafés para a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. A campanha deste ano, realizada no dia 6 de outubro, arrecadou 24% mais do que a primeira, alcançando R$ 24.769. Durante todo o mês de outubro, a rede de supermercados Pão de Açúcar vai doar para a Pastoral do Menor, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 1% do valor do cupom dos clientes que comprarem um dos bonecos da linha infantil Turma do PA Kids. (Valor Econômico, p. B2, 11/10 – Cláudia Facchini)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: