Sexta-feira, 7 de junho de 2002
Por: GIFE| Notícias| 07/06/2002Instituto Ethos cria prêmio para os melhores balanços sociais
O Instituto Ethos irá premiar, em outubro, os melhores balanços sociais das empresas. O Prêmio Balanço Social foi anunciado ontem na Conferência Nacional 2002 – Empresas e Responsabilidade Social, que termina hoje em São Paulo. A idéia é valorizar relatórios que reflitam as ações sociais das empresas e, assim, estimulem a publicação de demonstrações mais completas das atividades das companhias. Cinco entidades estão envolvidas na criação do prêmio: o Ethos, a Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais (Abamec), a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social (Fides) e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). As inscrições dos balanços referentes às atividades de 2001 poderão ser feitas entre os próximos dias 17/7 e 2/8. (Valor Econômico, p. B2, 7/6 – Milton Gamez)
Cresce investimento das empresas na área social
Prática já comum entre um grande número de empresas nacionais, as ações de responsabilidade social devem passar também a orientar as decisões de investimento de instituições financeiras no Brasil. Pesquisa do Ipea revela que o total de recursos investidos pelas empresas privadas em ações sociais no ano 2000 foi 70% superior ao total de desembolsados pelo governo, no âmbito do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). (O Globo, p. 29, 7/6 – Ronaldo D´Ercole)
Petros aposta em empresa responsável
A Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, quer consolidar neste ano sua atuação como investidor socialmente responsável. O fundo iniciou este movimento em 1999, ao incluir os princípios da boa governança corporativa (transparência e respeito aos acionistas minoritários) como um dos itens de seleção de investimentos. O planejamento estratégico para 2002 inclui a adoção de critérios sociais e ambientais nas análises e decisões de investimento, sem perder o foco na rentabilidade, diz o economista-chefe da fundo, Estevão Kopschitz. Segundo ele, a boa governança co rporativa é uma das pernas do Investimento Socialmente Responsável (ISR), uma corrente crescente entre os fundos de pensão no exterior e que começa a ganhar força também no Brasil. (Gazeta Mercantil, p. B4, 7/6 – Denise Juliani)
Show e lanche pela construção do Hospital do Câncer Infantil
A campanha McDia Feliz foi lançada ontem em Belo Horizonte, para ajudar na construção do Hospital do Câncer Infantil de Minas Gerais. Os integrantes da banda Jota Quest estiveram presentes para ajudar na mobilização. A campanha é nacional e beneficia 69 entidades que cuidam de crianças carentes com câncer em todo o país. Essas entidades receberão toda a renda arrecadada com a venda do sanduíche Big Mac, no dia 17 de agosto. Em Minas, os recursos arrecadados nas 21 unidades da rede em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Governador Valadares e Ipatinga serão revertidos para a Associação Unificada de Recuperação e Apoio (Aura). O Leuceminas, entidade que apóia crianças e adolescentes carentes portadores de leucemia, também será beneficiado. (Hoje em Dia, p. 12, 7/6)
Projeto social estende sua atuação na Bahia
Promover a transformação social e pessoal de crianças e jovens por meio de atividades artísticas. Esse é o objetivo do programa TIM ArtEducação, que entra em seu segundo ano de atuação na Bahia. O projeto, resultado de uma parceria entre a TIM Maxitel, a Secretaria da Cultura e Turismo do Estado e cinco ONGs baianas, já beneficiou cerca de cinco mil crianças e adolescentes em Salvador. A versão 2002 foi ampliada, passando a beneficiar as cidades de Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras, Feira de Santana, Itabuna e Ilhéus. A meta é atender 20 mil crianças até o final do ano, integrando-as em atividades como dança, teatro, música, artes plásticas e artes circenses. (Correio da Bahia, p. Educação 8, 6/6 – Renata Matos)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: