Quarta-feira, 10 de julho de 2002
Por: GIFE| Notícias| 10/07/2002O valor do marketing na responsabilidade social
Em artigo, Marcos Kisil, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), afirma que os conceitos que definem responsabilidade social ainda não estão claros para as empresas e sociedade civil organizada. Não está clara, principalmente, a diferença entre o investimento voltado para o bem-estar da comunidade e o investimento que determinadas empresas fazem para melhorar sua imagem, usando estratégias de marketing para vender uma idéia de atuação social, diz. Marcos coloca a atuação junto à comunidade como uma opção da empresa, que deve ser feita com a verdadeira intenção de ajudar. Se a motivação para isso é o marketing, a empresa tenta vender a imagem antes de mostrar de que forma pode ajudar, alerta. (Gazeta Mercantil, p. A2, 10/7)
Preocupação com a qualidade de vida dos brasileiros
De julho de 1998 a dezembro de 2 001, a parceria entre Fundação Itaú Social e o Programa Alfabetização Solidária resultou no atendimento de 26.775 jovens e adultos e na capacitação de 1.071 alfabetizadores em oito municípios adotados: Bonito de Santa Fé (PB), Boqueirão (PB), Camocim de São Félix (PE), Campo do Brito (SE), Cuitegi (PB), Manoel Vitorino (BA), Quadros (BA) e Remanso (BA). Desde o lançamento do Alfabetização Solidária, identificamos no projeto a importância e a abrangência da proposta, perfeitamente alinhada com os propósitos do Programa Itaú Social, no sentido de contemplar as populações menos favorecidas com o acesso ao ensino fundamental de qualidade, afirma sobre a parceria Antônio Jacinto Matias, vice-Presidente de Programas Sociais da Fundação Itaú Social. (Escrevendo Juntos, p. 6, Jan/Fev – 2000)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: