Segunda-feira, 13 de agosto de 2001
Por: GIFE| Notícias| 13/08/2001Conhecimento na rede
Em editorial, o jornal Folha de S. Paulo, afirma que cresce o número de empresas, governos, universidades e órgãos não-governamentais em todo o mundo que discutem, formulam e implementam políticas de inclusão digital. De acordo com o texto, especialmente nos países em desenvolvimento, ganha força o ideal de coordenação entre os sistemas educacional, empresarial e político em favor da educação e da democratização do conhecimento. No Brasil, com apoio da Folha e de outrosimportantes grupos de mídia, está nascendo hoje, sob a coordenação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, a Cidade do Conhecimento. O projeto se define como uma rede de aprendizado permanente em que alunos do ensino médio, graduação e pós-graduação desenvolverão projetos em colaboração com profissionais que já estão no mercado de trabalho. (Folha de S. Paulo, p. A2, 13/8)
Criança Esperança tem recorde de arrecadação
O programa Criança Esperança, uma parceria entre o Unicef e a Rede Globo, já bateu o recorde de arrecadações. Até as 14h de ontem, 12/8, mais de 600 mil ligações foram feitas e R$ 5,2 milhões foram doados. Criado em 1985, o projeto arrecadou, até o ano passado, cerca de R$ 100 milhões, que foram repassados para o Unicef e investidos em 4.750 projetos, beneficiando mais de um milhão de crianças e adolescentes. (OGlobo, p. 8, 13;8 – Elena Corrêa e Fábio Martinho)
Campanha McDia Feliz traz recursos para crianças com câncer
A estatística é do Instituto Nacional do Câncer: são 7,1 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes entre zero e 18 anos que surgem anualmente no país. O problema é grave, mas instituições e fundações que se dedicam a tratar da doença podem contar com o auxílio de voluntários e de campanhas. Uma dessas iniciativas acontece no próximo dia 18 com a realização do McDia Feliz, criada pela empresa Mc Donald´s. O objetivo é arrecadar fundos que serão revertidos para 64 instituições brasileiras dedicadas ao combate do câncer infanto-juvenil. A arrecadação será feita por meio da venda dos sanduíches Big Mac e de materiais promocionais como camisetas e bonés. Em Manaus, a instituição escolhida foi o Grupo de Apoio à Criança com Câncer, que atua em conjunto com a Fundação Cecon. (A Crítica-AM, p. A16, 13/8 – Luiz Otávio Martins)
Bê-a-bá
A Nestlé ultrapassou a marca de 3.800 alunos alfabetizados, por meio da participação em um programa criado por uma ONG. A empresa investiu cerca de R$ 400 mil nos três municípios de Alagoas adotados na parceria. (Folha de S. Paulo, p. B2, 12/8)
Cidadania
A Fundação Bradesco superou no início do semestre o número de 32 mil alunos adultos em seus cursos de alfabetização. Neste ano, a entidade investirá R$ 113 milhões para oferecer ensino a 100 mil alunos em 25 estados. (Folha de S. Paulo, p. B2, 11/8)
Feijoada axé
O Barbacoa Grill, em Salvador, está realizando a Feijoada Barbacoa. Durante este mês, de toda a feijoada consumida, 10% do valor será revertido para o Projeto Axé. O Barbacoa Grill & Lounge fica na Av. Tancredo Neves, 909. Fone: (71) 324-4666. (Correio da Bahia, p. 5, 8;)
Consciência social
Em editorial, o jornal Zero Hora-RS, do Grupo RBS, afirma que já pertence à pré-história das relações sociais o entendimento de que a função da empresa se esgota seja no cumprimento de suas obrigações legais, seja na execução de suas tarefas específicas no âmbito da produção ou do emprego. Cada vez mais a sociedade identifica nas organizações privadas uma função social. Sendo assim, o balanço social é um mecanismo encontrado para exteriorizar essa ação solidária das empresas. Ao publicar o balanço social do ano 2000, a RBS tem consciência de que essa não é uma questão lateral ou subsidiária de sua ação, mas integra o próprio núcleo das atividades que desenvolve e está no centro de seus compromissos como empresa.(Zero Hora, p. 12, 1/8)
Projeto pioneiro alfabetiza utilizando a informática
O projeto Luz das Letras, criado pela Copel, investe na alfabetização de adultos por meio da informática. São oferecidos cinco módulos, sendo que quatro são de 1a a 4a série do ensino fundamental e um profissionalizante. Em Londrina-PR, várias empresas estão aderindo ao programa. Elas colocam os computadores, em horários alternativos, à disposição do projeto que é monitorado por voluntários, quase sempre os próprios funcionários das empresas. (Folha do Paraná, p. Cidades 1, 31/7 – Edna Mendes)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
Observação: durante o mês de agosto, o clipping Investimento Social Privado – cobertura da Mídia será veiculado a partir das 14 horas