Estudo do Instituto Unibanco mostra que 40% dos alunos do ensino médio noturno não trabalham
Por: InstitutoUnibanco| Notícias| 15/06/2016O Brasil contabiliza atualmente 8,3 milhões de matrículas no Ensino Médio, dos quais 2,3 milhões de alunos estão no ensino noturno na rede pública, segundo dados do Censo Escolar de 2013. Embora esse número esteja caindo ano após ano, o percentual de matrículas dessa etapa no período noturno ainda é significativo e representa um terço do total (33%). Mas quem são esses alunos que cursam o período noturno? Uma análise feita pelo Instituto Unibanco, com base no Censo Escolar 2013, mostra o perfil desses estudantes.
Uma das principais conclusões é de que 40% dos estudantes do período noturno não trabalham, diferentemente do que se afirma no senso comum. Segundo o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, faltam vagas no diurno. “Isso se deve, em grande parte, à falta de estrutura das redes de ensino para atender no período diurno à demanda de vagas no Ensino Médio”, diz ele.
O Instituto Unibanco é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco e que trabalha com ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública brasileira com foco no Ensino Médio. O principal projeto do Instituto Unibanco é o Jovem de Futuro, uma tecnologia educacional, implementada em cinco estados brasileiros, que atinge cerca de 2 milhões de estudante do Ensino Médio público.
Os dados do estudo também indicam que há grande relação entre frequentar o período noturno e o menor nível socioeconômico. São mais recorrentes nesse turno estudantes cujas mães nunca estudaram ou que sequer completaram os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, são alunos mais velhos: metade dos matriculados nesse período tem entre 18 e 21 anos, enquanto que no diurno a maioria (56,4%) tem menos de 17 anos. O alto índice de defasagem idade-série (53%) também explica em parte a elevada média de idade desses estudantes. O levantamento do Instituto Unibanco ainda mostra que o percentual de jovens do ensino noturno que já abandonaram a escola pelo menos uma vez (17%) é três vezes maior que no diurno (5%).
Embora cumpra um papel fundamental de assegurar o direito à educação para os estudantes que trabalham ou que, por alguma outra razão, não podem frequentar as aulas no período diurno, o Ensino Médio noturno consolidou-se, de modo geral, como um ensino de baixa qualidade. Os indicadores mostram que o desempenho desses estudantes tende a ser pior em comparação ao dos que frequentam o período diurno, e acaba contribuindo para reprodução das desigualdades, ao oferecer um ensino menos qualificado.
“Estamos falando de 2,3 milhões de jovens no ensino noturno. São necessárias políticas públicas que permitam que eles concluam o Ensino Médio com sucesso, ou seja, que terminem esta etapa no tempo certo, aprendendo o que devem aprender, assim como os estudantes do diurno. Estes estudantes do noturno apresentam mais vulnerabilidades, vêm de famílias mais pobres, com menos repertório educacional, apresentam mais defasagem de aprendizagem e histórico de repetências. Quanto mais vulnerável o perfil, mais atenção é necessária para garantirmos a aprendizagem do estudante”, afirma Ricardo Henriques.
O superintendente também reforça: “Precisamos apoiar o esforço destes jovens para obter o diploma de educação básica e, assim, viabilizar uma entrada mais qualificada no mundo do trabalho e/ou ingressar num curso superior, se desejarem. A escola deve apoiar estes jovens na realização de seus projetos de vida”.