Segunda-feira, 15 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 15/04/2002

Crescem os investimentos privados no Social

Os investimentos que as empresas vêm fazendo em projetos sociais têm crescido de forma acelerada no Brasil nos últimos anos. Estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no Sul, Sudeste e Nordeste mostra que 59% das empresas pesquisadas nessas regiões fazem algum tipo de investimento social junto à comunidade. Isso representa quase R$ 5 bilhões em projetos destinados à educação, saúde, alimentação, esportes e cidadania, entre outros, tomando-se como base o Produto Interno Bruto (PIB) do país no ano passado. Os dados das regiões Norte e Centro-Oeste ainda estão sendo tabulados, mas a mesma tendência de crescimento vem sendo observada ao longo desses anos. Números do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) confirmam a expansão dos investimentos sociais. Neste ano, seus 67 associados vão aplicar R$ 600 milhões em programas sociais, um terço a mais do que foi investido em 2001. Segundo Valdemar de Oliveira Neto, do Instituto Ethos, as ações sociais das empresas vêm se profissionalizando, diminuindo as práticas paternalistas. Só com responsabilidade social vamos conseguir enfrentar os desafios da pobreza, da empregabilidade e da educação, diz Oliveira. (Gazeta Mercantil, p. A-4, 15/4 – Claudio R. Gomes Conceição)

Empresas ajudam a formar empreendedores

Embraer, Johnson & Johnson, Petrobras e General Motors vão ajudar a prefeitura de São José dos Campos (SP) no programa de incentivo à cultura empreendedora nos jovens de baixa renda da cidade. O objetivo é viabilizar novas formas de atividades empresariais, criando postos de trabalho e gerando renda. O projeto está sendo desenvolvido em conjunto com a ONG norte-americana Junior Achievement, que dá suporte a programas semelhantes em 112 países no mundo. (Gazeta Mercantil, p. A-4, 15/4 – Virgínia Silveira)

Para empresários, a educação é prioridade

Embora existam corporações investindo até R$ 10 milhões em educação no país, cerca de 90% dos empresários consideram que o Estado deveria destinar mais recursos para este fim. Entre os grandes grupos empresariais, 53% crêem que eles têm parcela significativa na responsabilidade pela carência educacional no Brasil. Dos que elegeram o tema como prioridade, 70% investem em educação com o objetivo de adquirir mão-de-obra qualificada, 10% agem por responsabilidade social, 8% desejam aumentar a motivação dos funcionários e 2% apostam na melhoria da imagem da corporação. (Gazeta Mercantil, p. A-4, 15/4 – Angélica Basthi)

Cidadão do Futuro

Trinta e seis adolescentes de todo o país são os responsáveis pela produção do suplemento Cidadão do Futuro, publicado sábado (13/4) no jornal O Globo, com temas relacionados à cidadania. O concurso é uma das vertentes do projeto Educando o Cidadão do Futuro, uma parceria entre O Globo, Extra e Telemar. Com a publicação do suplemento, começa uma nova etapa da iniciativa, que premiará os três mais votados nas quatro categorias com mais 12 computadores. Agora, é o leitor quem irá votar (www.oglobo.com.br/cidadaodofuturo). Foram enviados 1.156 trabalhos de estudantes de 450 escolas que revelaram, em grande parte, uma visão crítica do seu cotidiano. (O Globo, p. Cidadão do Futuro 1, 13/4)

Rede Pernambuco Digital recebe mais R$ 10 milhões

A Rede Pernambuco Digital vai passar por uma ampliação de 25% da sua capacidade. O Governo de Pernambuco, a Telemar e o Unisys assinaram um termo aditivo à parceria que irá acrescentar 400 links dedicados a incrementar a velocidade de acesso à Internet de 8 megabytes por segundo para 34. Além disso a rede que já interliga os 184 municípios do estado e o arquipélago de Fernando de Noronha fará com que 531 escolas públicas do interior; 48 centros médicos; delegacias; presídios e órgãos da administração pública comecem a fazer parte dessa solução integrada de t elecomunicação e informática. A ampliação permitirá ligar todas as mil escolas públicas de Pernambuco, o que facilitará o processo de matrícula informatizada e uma redução em 40% das despesas em tecnologia da informação. (Folha de Pernambuco, p. 3, 12/4)

Entidades são premiadas por eficiência

Quatro entidades beneficentes de Curitiba foram escolhidas entre as 50 instituições de assistência social mais bem administradas do País. Elas vão receber o Prêmio Bem Eficiente, concedido pela Kanitz & Associados, em parceria com Accor, Banco Dibens, DM9DDB, Firmenich, Grupo Solvay, Intermédica Sistema de Saúde e Natura. As premiadas são o Pequeno Cotolengo, a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), a Sociedade Socorro aos Necessitados e a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional. Concorreram ao prêmio 351 instituições de todo o Brasil. (Gazeta do Povo-PR-PR, p. 4, 12/4 – Fernando Martins e Andréa Morais)

Adedi destaca preocupação de empresas com exclusão social

O presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial (Adedi), Marco Fireman, desse que o empresariado alagoano deu um salto qualitativo rumo ao compromisso social com a comunidade onde sua empresa está instalada. Ele explicou que a atitude é fruto do amadurecimento da categoria em torno de questões cruciais, como a violência e a exclusão em que vive a maioria da população de baixa renda. O balanço social das empresas, com as ações realizadas junto à comunidade, também faz parte do planejamento da empresa. São ações que geram motivação dos recursos humanos, agregam valor à empresa e contribuem diretamente com a redução dos indicadores sociais que geram violência e exclusão, observou Fireman. (Gazeta de Alagoas, p. A7, 12/4)

Boa notícia

O Movimento Pró-Criança, de Recife, recebeu uma remessa de material didático para as salas de aula e o núcleo de arte da instituição. A doação foi feita pela concessionária de caminhões e ônibus Veneza Diesel, que adotou o Pró-Criança durante este ano. Há dois meses, a entidade recebeu da concessionária ventiladores para serem instalados nas salas de aula. (Diário de Pernambuco, p. C-2, 12/4)

ANDI lança livro para jornalistas e educadores

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), o Instituto Ayrton Senna, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), o Fundescola, o Ministério da Educação e o Núcleo de Estudos de Mídia e Política da Universidade de Brasília (Nemp/UnB), com apoio do Banco do Brasil, Fundação Roberto Marinho, Fundação Orsa, Secretaria das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), disponibilizaram a versão eletrônica do livro Fontes em Educação – Guia para Jornalistas. A publicação tem como objetivo apoiar os jornalistas que cobrem a área educacional, professores, pais, crianças, adolescentes e pesquisadores. O guia pode ser encontrado no site da Agência (www.andi.org.br). (A Crítica-AM-AM, p. C-6, 11/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Accor
  • Banco Dibens
  • Banco do Brasil
  • DM9DDB
  • Embraer
  • Extra
  • Fejal (Fundação Educacional Jayme de Altavila)
  • Firmenich
  • Fundação Orsa
  • Fundação Roberto Marinho
  • General Motors
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Grupo Solvay
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Intermédica Sistema de Saúde
  • Johnson & Johnson
  • Kanitz & Associados
  • Natura
  • O Globo
  • Petrobras
  • Telemar
  • Unisys
  • Usina Seresta
  • Veneza Diesel
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