Sexta-feira, 8 de março de 2002
Por: GIFE| Notícias| 08/03/2002Unimed lança manual para disseminar o conceito de responsabilidade social entre suas cooperativas
A Unimed do Brasil vem implantando um programa de responsabilidade social desde março de 2001. Com o objetivo de disseminar o conceito de responsabilidade social, a empresa levantou e catalogou todos os projetos sociais que estavam sendo desenvolvidos por suas 364 cooperativas de médicos espalhadas pelo Brasil e elaborou um manual para ajudá-las a realizar ações sociais eticamente corretas. Queremos que todas as cooperativas Unimed entendam que a responsabilidade social não é filantropia, que ela não se resume a uma ação isolada, afirma Almir Gentil, executivo de responsabilidade social da Fundação Unimed e diretor de marketing e desenvolvimento da Unimed Brasil. A idéia não é criar uma coordenação nacional para os projetos sociais, nem monitorar estes projetos. Segundo Gentil, o que a Unimed do Brasil quer é disseminar a cultura de responsabilidade social entre as cooperativas e mostrar que existem entidades, como o Instituto Ethos, que podem ajudá-las a entender e a praticar este conceito. (Informativo Ethos, 7/3)
Empresas destacam responsabilidade social em seus balanços de 2001
Neste início de ano, muitas empresas estão divulgando os resultados financeiros do ano de 2001. Junto com este balanço, obrigatório, algumas instituições começam a divulgar também as ações realizadas ou apoiadas por suas fundações em benefício da comunidade. Na semana passada, o Grupo Pão de Açúcar e o Unibanco divulgaram seus balanços financeiros e sociais em anúncios de página dupla nos principais jornais do País. Ao invés de números frios dispostos em tabelas no papel jornal preto e branco, os balanços eram coloridos, e traziam fotos e descrições das atividades de responsabilidade social consolidadas durante o ano. (Informativo Ethos, 7/3)
Tecnologias sociais brasileiras são apresentadas em Paris
Representantes de três instituições
brasileiras – uma prefeitura, uma fundação e uma universidade – estão em Paris, a convite da Unesco, onde apresentam soluções inovadoras que desenvolveram para problemas sociais em diferentes áreas. As técnicas criadas por essas entidades foram as grandes vencedoras do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecn ologia Social, realizado em novembro do ano passado. O órgão da ONU, apoiador institucional da iniciativa, manifestou interesse em levar as iniciativas brasileiras para outros países. Os encontros terão como convidados representantes dos meios acadêmico e científico europeus.
Projetos – Uma das iniciativas que serão mostradas é o Projeto Habitacional Cajuru, da Prefeitura de Sacramento (MG), que possibilita construir casas populares com tijolos ecológicos, por metade do custo normal. Outra ação é o Projeto Pescar, franquia social do Rio Grande do Sul que promove a educação e instala escolas em médias e grandes empresas. Já o Sistema PCHS, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, aproveita resíduos de sal para produzir peixes e camarões no sertão nordestino. No total, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social certificou 128 iniciativas, desenvolvidas por ONGs, universidades, prefeituras e centros de pesquisa de todo o País. Além de representar o Brasil em Paris, as três vencedoras receberão investimento financeiro no valor de R$ 50 mil cada. (Fundação Banco do Brasil, 7/3)
Protagonismo juvenil no DF
Jovens de 25 escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal estarão reunidos nos dias 11 e 12 de março para mostrar os projetos desenvolvidos no Programa Largada 2000. A I Feira de Protagonismo Juvenil apresentará projetos de horta, festival de música, jornal e teatro na escola, entre outros. Grupos de estudantes, orientados por professores, mostrarão as dificuldades e soluções encontradas no desenvolvimento de cada projeto. O Programa Largada 2000 propõe como método pedagógico a educação por projetos. O programa é resultado de uma aliança social estratégica do Instituto Ayrton Senna com a TCO Telebrasília Celular e tem como aliado o Sesi. (Tribuna do Brasil, p. B3, 7/1)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: