Segunda-feira, 10 de junho de 2002
Por: GIFE| Notícias| 10/06/2002Os eficientes
A lei que obriga as empresas brasileiras com mais de 100 funcionários a ter entre 2% e 5% do quadro composto por pessoas com deficiência foi inicialmente recebida como uma iniciativa filantrópica. De uns tempos para cá, tornou-se um desafio a mais na reestruturação de companhias que querem crescer com o máximo de aproveitamento de cada funcionário contratado. Com o objetivo de ampliar a atuação de pessoas com deficiência, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social apresentou recentemente uma cartilha que detalha os passos necessários para adaptar os ambientes de trabalho à mão-de-obra de deficientes. Organizações como Gimba, Laboratório Fleury, Black & Decker e Pão de Açúcar são exemplos de empresas que já se adaptaram e empregam pessoas com deficiência. (Revista Veja, p. 75, 12/6 – Maurício Oliveira)
Projeto Pomar quer criar área verde em torno de maternidade
Árvores frutíferas e diversas espécies de flores no lugar de um matagal. Esse cenário deve ocupar futuramente os 21 mil metros quadrados de área verde do Hospital e Maternidade Escola da Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo. Como nova parceira do Projeto Pomar, a diretoria do hospital busca arborizar o local, tornando a paisagem mais agradável. O objetivo do Pomar, que surgiu de uma iniciativa do Jornal da Tarde e conta com a parceria das secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente e de empresas privadas, é arborizar e recuperar o meio ambiente de São Paulo, além de criar áreas verdes. O Hospital e Maternidade Escola da Vila Nova Cachoeirinha é responsável pelo maior berçário de alto risco da América Latina. Desde que a administração atual assumiu o hospital, foram feitas várias reformas nas instalações e agora a preocupação é com a aparência da área externa. (O Estado de S. Paulo, 10/6)
Prêmio prepara para a melhor escrita
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Escrevendo o Futuro, iniciativa da Fundação Itaú Social. O objetivo é estimular nos alunos de 4ª e 5ª série do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país o desenvolvimento de habilidades da escrita. As escolas interessadas deverão inscrever-se até o dia 19 de julho, preenchendo a ficha de inscrição que poderá ser retirada nas agências do Banco Itaú, nas sedes das Undimes estaduais ou ainda pela Internet (www.itau.com.br e www.cenpec.org.br). (O Estado do Maranhão, p. 8, 6/6)
Prêmio Qualidade na Educação Infantil
As escolas públicas de todo o país têm até o dia 28 de junho para se inscrever no Prêmio Qualidade na Educação Infantil 2002, promovido pela Fundação Orsa, o Ministério da Educação e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Cada professor selecionado receberá R$ 3 mil, certificado de premiação e um kit com material para trabalho (livros, lápis de cor, tinta etc). Serão premiados 27 professores, um de cada estado brasileiro. (A Gazeta-MT, p. B3, 29/5)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: