Sexta-feira, 29 de junho de 2001
Por: GIFE| Notícias| 29/06/2001ECA/USP e Valor fazem parceria para criar prêmio e promover debates
O jornal Valor Econômico e a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo estabeleceram uma parceria que vai resultar, entre outros produtos, no Prêmio Comunicação de Valor para homenagear anualmente profissionais e projetos da área da comunicação empresarial no país. Também será realizada uma série de debates mensais em que serão discutidos temas de interesse das empresas no que se refere a estratégias e ações de comunicação. O prêmio é mais um da série que o jornal está instituindo com o objetivo de reconhecer o mérito de empresas e líderes empresariais em diversas áreas de atuação. (Valor Econômico, p. B2, 29/6)
Inscrições terminam hoje
Hoje é o último dia para os professores da rede pública de ensino se inscreverem no Prêmio Qualidade na Educação Infantil – 2001, promovido pela Fundação Orsa, pelo Ministério da Educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O educador de cada estado que apresentar o melhor trabalho receberá R$ 3 mil, um diploma e um kit com material para trabalho em sala de aula. As inscrições podem ser feitas na sede da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) ou nas secretarias de Educação municipais e estaduais. (Correio Braziliense, p. 17, 29/6)
AACD lança campanha para obter fundos
A Associação pela Assistência à Criança Deficiente (AACD) lançou ontem uma campanha para aumentar em 40% o atendimento hoje prestado a crianças e adolescentes pobres com deficiência física entre zero e 16 anos. A campanha é realizada graças ao trabalho voluntário de funcionários da agência McCann-Erickson com a colaboração de empresas de mídia como Infoco Poss, Jinga Produções e LZ. Na peça destinada à TV, um menino dá seus primeiros passos com o apoio de uma prótese e de uma órtese fabricadas pela entidade. A campanha inclui outdoors, spots de rádio e folhetos institucionais ilustrados pelo slogan Nunca é Tarde para o Primeiro Passo. (Zero Hora, 29/6)
Fiemg cria programa para voluntários
Pesquisa realizada pelo Conselho de Cidadania Empresarial da Fiemg constatou que 89% das indústrias mineiras realizam algum tipo de trabalho social e 42% estimulam a participação de voluntários em projetos sociais. Com base nesses dados, a Fiemg resolveu criar o programa Voluntários das Gerais, com o objetivo de estimular o voluntariado empresarial. Este projeto consiste em organizar a disposição para o trabalho voluntário envolvendo funcionários, gerentes e diretores, incluindo parentes e aposentados das empresas. (Estado de Minas, p.7, 29/6)
Escola produz agasalhos para alunos carentes
A CTBC Telecom, empresa de telefonia de Uberlândia-MG, está promovendo, por meio do programa Escola do Futuro e em parceria com alunos e professores da escola estadual Arthur Junqueira de Almeid a, um programa educativo de inverno. Os alunos, juntamente com os professores, estão confeccionando agasalhos para serem distribuídos aos alunos que não podem comprar roupas da estação. O objetivo é conseguir fabricar 200 peças. (O Tempo-MG, p. 3, 29/6)
Revista Educação destaca Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental
A edição de junho da revista Educação destaca o Prêmio de Incentivo à Educação Fundamental, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Bunge. Destinado à professores de 1ª a 4ª séries do ensino público, o prêmio tem por objetivo reconhecer os trabalhos em sala de aula. Serão premiados 20 professores e cada um receberá R$ 20 mil. As inscrições estão abertas até o dia 24/8 e podem ser feitas na Secretaria de Educação de cada estado ou pelos Correios.
Fundação Orsa – A revista traz ainda uma matéria sobre os sete anos da Fundação Orsa, que cuida da educação de crianças e adolescentes em situação de risco. Os meninos e meninas que participam dos projetos da Fundação dividem o dia entre atividades sócio-educativas, promovidas pela entidade e pela escola pública. Todas as crianças têm casa e estudam meio período, passando um segundo turno na instituição, onde aprendem desde noções de higiene até a forma de conviver em sociedade, além de receberem reforço escolar. Esses meninos viviam nas ruas vendendo doces ou nos lixões, e por meio de um trabalho sério de aproximação, os voluntários e funcionários da Fundação conseguiram tirá-los das ruas e do trabalho no lixo. A Fundação Orsa desenvolve dezenas de projetos, entre eles programas de capacitação profissional para professores e uma banda formada por meninos e meninas, que inclusive já gravou um CD. A instituição já foi várias vezes premiada. (Revista Educação, junho de 2001)
Faça parte
O empresário Julio Landmann tem sugerido a todas as grandes e pequenas empresas que investem no social que publiquem um balanço anual dessas atividades. Assim, no futuro, poderá ser montado um ranking, por setor, que irá acirrar a competitividade no social share.
Voluntariado – Os resorts Renaissance e Marriott, da Costa do Sauípe-BA, deram início à campanha Espírito de Servir, em que todos os funcionários se tornam voluntários e representam os hotéis em campanhas sem fins lucrativos. (O Estado de S. Paulo, p. D7, 29/6)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.