Quinta-feira, 11 de setembro de 2003
Por: GIFE| Notícias| 11/09/2003Consumidor faz doação nas compras do dia-a-dia
Prática cada vez mais adotada por empresas em todo o mundo, o marketing social ajuda a transformar uma simples compra em doações para projetos sociais e ambientais. No Brasil, uma das pioneiras nessa área é a rede de lanchonetes McDonald′s que, há 15 anos, promove a campanha McDia Feliz. Ações semelhantes são também desenvolvidas pela Companhia Suzano de Papel, que destina 1% do valor dos títulos que levam o selo Ler é Preciso para construção de bibliotecas comunitárias em regiões de baixa renda, e pela Kolynos, responsável pela doação de 2% da venda de produtos Colgate-Palmolive para a Fundação SOS Mata Atlântica. (Folha de S. Paulo, Rodrigo Gerhardt, 11/9)
Alfabetização
A Fundação Vale do Rio Doce vai investir R$ 17,5 milhões em projetos na área de educação até 2009. O investimento será feito nos projetos Vale Alfabetizar e Tecendo o Saber. O primeiro vai trabalhar para a erradicação do analfabetismo em cidades de Minas Gerais, Pará, Espírito Santo, Maranhão e Sergipe. O segundo projeto é voltado para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir as primeiras séries do ensino fundamental. As iniciativas foram lançadas juntamente com a campanha Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. (Estado de Minas, 11/9)
Doações
A ONG BrazilFoundation já definiu quais entidades serão privilegiadas com a renda da festa black-tie realizada todos os anos em Nova York. São elas: Ford Foundation, Instituto Ayrton Senna e Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. (Jornal de Brasília, 11/9)
Juventude ganha feira especializada
Promovida pelo Sistema Verdes Mares, em conjunto com a Prática Eventos, a Future – Feira de Rumos e Atitudes, está marcada para os dias 24 a 27 de setembro, em Fortaleza (CE). O evento irá discutir temas como políticas públicas de juventude, direitos humanos, responsabilidade social e voluntariado. Mais de 70 instituições se engajaram na ação, que tem como objetivo preencher as lacunas muitas vezes deixadas pela educação formal. (Diário do Nordeste, 11/9)
Ação jovem
O Instituto Ayrton Senna implantará o programa SuperAção Jovem nas cerca de seis mil escolas estaduais de São Paulo. Caberá ao instituto treinar os monitores (profissionais e voluntários) para aplicar o game SuperAação, criado pela entidade. O jogo é uma ferramenta pedagógica de sensibilização, cujo objetivo é mostrar que os jovens são os verdadeiros agentes da mudança social e cultural de suas comunidades. (IstoÉ Dinheiro, 10/9)
Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje: